A Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Patos de Minas, com o auxílio do CODEMA, iniciou o plantio de mudas na avenida Paranaíba para substituir as árvores que estão sendo cortadas. O trabalho é feito na manhã desta quarta-feira (05). São mais de 60 exemplares de Ipês, principalmente o Amarelo, que vão povoar o canteiro central da via.

A engenheira ambiental Sophia Vieira, que é coordenadora de Parques e Jardins da Prefeitura, explicou a decisão de promover o corte das árvores. Segundo ela, as Sibipirunas foram plantadas em uma mesma época na avenida Paranaíba e, por isso, apresentaram problemas ao mesmo tempo. Troncos e galhos apodreceram.

Segundo a engenheira ambiental, mesmo com aparência saudável, com a copa verdinha, as árvores estavam com o tronco podre e com risco de queda, podendo causar acidentes graves com usuários da via. “A gente está tentando agir com precaução para garantir a segurança da população de Patos de Minas”, disse Sophia.

A engenheira ambiental explicou que o mesmo trabalho de verificação da saúde das árvores será feito em outras vias e praças de Patos de Minas. Espécies que estiveram doentes e causando risco serão cortadas. Sophia garantiu, no entanto, que outras mudas serão plantadas para substituir as que forem suprimidas.

A engenheira pediu a colaboração dos moradores para cuidar das mudas de árvores que estão sendo plantadas e coibir também o vandalismo. Além da sombra, os Ipês que estão sendo plantados vão deixar a avenida mais bonita.