349669 2216 Ok
Publicado em 19/04/2017
Compartilhe:

Após polêmica do “Baleia Azul”, Polícia Civil divulga orientações para evitar ocorrências

De acordo com a PCMG, algumas medidas tomadas pelos pais podem evitar que crianças e adolescentes estejam expostos a crimes via ambiente virtual.

A Polícia Civil de Minas Gerais divulgou orientações para evitar crimes envolvendo o ambiente virtual.

O tal jogo macabro denominado “Baleia Azul” vem tomando conta das redes sociais. O assunto que para muitos se tornou piada deve ser relevado, uma vez que alguns casos já foram registrados e estão sendo investigados. Para evitar ocorrências, a Polícia Civil de Minas Gerais divulgou orientações para os familiares.

De acordo com a PCMG, algumas medidas tomadas pelos pais e adultos em geral podem evitar que crianças e adolescentes estejam expostos a crimes via ambiente virtual. A Polícia Civil orientou os pais e adultos em geral a manter a proximidade com os filhos, sobrinhos e alunos. Dessa forma, é possível conhecer mais sobre amigos, lazer e atividades sociais de interesse. Ter acesso às redes sociais das crianças e adolescentes para verificar o tipo de assunto que eles abordam ou compartilham também é importante. 

Outra medida é se inteirar da rotina e ficar atento a qualquer alteração de comportamento deles. Mudanças de estilo de roupas e hábitos, por exemplo, são um indicativo de alerta. A família e a escola devem realizar atividades que despertem o interesse no jovem sobre o futuro dele. Elas devem estimular a autoestima e promover planos para a vida.

A PC também recomenda os adultos a promoverem sempre um diálogo aberto com orientações e informações sobre os riscos de eventuais crimes pela internet, ressaltando que podem vir mascarados de entretenimento e sedução para algo interessante e que, na verdade, podem ser uma grande armadilha. E por último, as autoridades pedem que haja uma relação de confiança entre os pais e o adolescente para que ele possa relatar qualquer coisa diferente que tenha ocorrido em sua rotina, sem temer a punição.

Uma universitária chegou a alertar sobre um grupo no whatsapp criado em Patos de Minas que estaria promovendo o jogo considerado pela maioria da população como uma idiotice e totalmente ridículo. Para alegria de todos, nada foi confirmado. O jogo criou uma onda de boatos que vem se espalhando nas redes sociais. 

Autor: Farley Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 19/04/2017
Compartilhe:

11 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Edio Batista da Fonseca | 7 meses atrás

    eu jogo esse jogo e to no desafio 20 jogo da hora. :joy: :joy:

    1 13 Responder

    Acredito que sim! - 7 meses atrás

    Para uma pessoa doente mental como você Edio tudo e possível!

    0 0

    que bom - 6 meses, 3 semanas atrás

    Que legal....termina logo esse jogo....estou louco para saber o desfecho...

    0 0

  • cumedo de queijo | 7 meses atrás

    OS ... QUE QUIZEREM ENTRAR NISSO QUE ENTREM E QUE MORRAM. QUAIS MAIS OTÁRIOS MORREREM MELHOR FICA O MUNDO.

    6 13 Responder

  • Russonow | 7 meses atrás

    INFELIZMENTE E UMA FALTA DE ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO RETIRARAM AS DISCIPLINAS EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E OSPB , ONDE ESTA A DISCIPLINA , HASTEAMENTO DA BANDEIRA NACIONAL , HINO NACIONAL DISCIPLINA SEMPRE E AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEVERIAM ERA ESTUDAR , SIM COMO DIZIA GRANDE DR. ÊNEAS .

    14 0 Responder

  • MIRAOKU DO 6 | 7 meses atrás

    Os adolescentes que envolvem nesses jogos, geralmente são pessoas que não tem dialogo e nem carinho familiar, pais que so pensam em trabalhar e proporcionar bens materiais aos filhos sendo que no fundo eles queriam era um colo de pai ou de mãe. Familia que tem dialogo, carinho, religiosidade/amor não é vitima dessas malicitudes "modernas".

    15 1 Responder

  • Desvio de atenção | 7 meses atrás

    Como sempre tragédias desviando assuntos polêmicos, somente para tudo cair no esquecimento da massa carregada pela informação ditada. Suicídio acontece desde inicio da humanidade, mas comercialização da CARNE DE PAPELÃO não. E assim caminha a humanidade brasileira, tendo uma Câmara ou Congresso que após a morte de um time todo que comove toda a população, vem trabalhar na cala da noite daquele mesmo dia. :muscle: :muscle: :see_no_evil: :see_no_evil: :hammer: :ghost:

    4 9 Responder

  • JOGADOR 7 meses atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • rebeca queiroz | 7 meses atrás

    bom eu acho que deveriam parar de fazer isso pois a Russia tem mais de 100 casos do jogo da baleia azul e não quero isso pra minha cidade portanto fiquem atentos :rage:

    18 4 Responder

  • Patense | 7 meses atrás

    Deveriam para de publicar e repassar fotos e videos sobre esse assunto pois vai despertar ainda mais a curiosidade das crianças e adolescentes que tem tempo ocioso pois não podem trabalhar e nem ser corrigidos pelos pais mais ficar na rede social se cortando se furando e postando pode . Vai entender!!!

    36 5 Responder

    A favor de vírgula em todos os teclados. - 7 meses atrás

    Seu teclado não tem vírgula??? Concordo com você até certo ponto, quanto mais se fala mais pessoas ficam curiosas, mas postagens iguais estas da Polícia Civil servem de alerta e orientação.

    6 1