Hospital Regional Antônio Dias. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

De acordo com o artigo 1º do Regimento Interno da Câmara Municipal, uma das funções do Poder Legislativo é a fiscalização. Nessa perspectiva, após o recebimento de denúncia sobre o atendimento no Pronto-Socorro do Hospital Regional Antônio Dias – HRAD, os membros da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social – CSPBES visitaram o local a fim de verificarem a real situação do hospital, quanto ao atendimento ao público.

A principal queixa direcionada aos Vereadores foi a transferência dos atendimentos do Pronto-Socorro do HRAD para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Porte III, o que, segundo a denúncia, “deixou o hospital vazio e a UPA lotada”.

A Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social é composta pelos Vereadores Isaías Martins de Oliveira (Presidente), Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL. Também acompanharam a visita os Parlamentares Braz Paulo de Oliveira Júnior, João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Otaviano Marques de Amorim e Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano.

Os representantes do povo foram recepcionados e acompanhados durante toda a visita pelas servidoras Priscila Caixeta Nunes Mundim – Coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento, Sueni Monteiro Braga – Auxiliar Administrativo, e Kamylla Nery – Enfermeira Coordenadora da Unidade de Internação. Na ocasião, os parlamentares visitaram o pronto-socorro, clínica médica, ala ortopédica, internação, pediatria, entre outras, enquanto as servidoras esclareciam as dúvidas. Dentre os assuntos abordados, destacam-se o gerenciamento de leitos, rede cegonha, quadro de médicos etc.

Segundo o Presidente da Comissão de Saúde, Isaías Martins, os vereadores, não podem interferir em assuntos de nenhum órgão estadual. Todavia, enfatizou que a referida Comissão irá agendar uma reunião com a Diretoria-Geral do Hospital Regional Antônio Dias, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca, para que ambas apresentem dados e as questões que envolvem a saúde, com objetivo de traçar ações em âmbito municipal que possam auxiliar nos atendimentos e que não extrapolem a condição do Município.

Em razão das políticas internas do Hospital Regional Antônio Dias, a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal não foi autorizada a fotografar as instalações. Entretanto, dados dos atendimentos e cirurgias estão registrados em fotos, para conhecimento de todos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas