Mesmo após o novo decreto publicado ontem pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, que permite a reabertura do comércio no período da tarde, muitos lojistas decidiram manter suas portas fechadas em Patos de Minas. Nossa reportagem esteve no centro da cidade na tarde desta quarta-feira (01) e registrou imagens de comércios fechados e também de fila de pessoas para pagar contas em lotérica.

O novo decreto, divulgado ontem pelo chefe do executivo patense flexibilizou o funcionamento do comércio em todo o município. Entretanto, alguns comerciantes preferiram manter suas portas fechadas. Um dia após o novo decreto ser publicado, o fluxo de pessoas nas ruas do centro até cresceu, mas está muito longe de ser considerado normal. A movimentação nesta tarde foi bastante reduzida.

As mudanças e os impactos do coronavírus podem ser vistas de longe na capital do milho. “Acredito que a situação deverá melhorar a partir de semana que vem. O pessoal ainda está com muito medo e nós estamos aqui tentando amenizar um pouco dos prejuízos”. Disse um comerciante. Nós também flagramos vários idosos caminhando tranquilamente pela cidade e pessoas formando grandes filas, principalmente nas lotéricas.

O fluxo de veículos transitando pela Rua Major Gote ainda é bastante moderado e também longe do normal. Dentre os comércios que permaneceram fechados, estão lojas de celulares, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, enxovais, utilidades e muitas outras. Um dos comerciantes que conversaram conosco disse que as pessoas estão com medo até de experimentar algum calçado ou alguma roupa e isso justifica as portas fechadas de alguns comércios.