O deputado federal Antônio Andrade quer aprofundar o debate sobre o setor lácteo no país. Membro da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados, Andrade está empenhado em solucionar os problemas referentes aos entraves na produção e comercialização do leite e seus derivados. O deputado investiga indícios de que segmentos da cadeia produtiva estariam cometendo abuso de poder econômico.

Em janeiro, deste ano, as importações brasileiras de produtos lácteos aumentaram 93% com relação a esse mesmo período do ano passado. De acordo com Antônio Andrade, essa situação é prejudicial, tanto para a indústria nacional quanto para o produtor, porque o Brasil importa, principalmente da Argentina, uma quantidade elevada de produtos lácteos a um preço muito baixo. Há suspeita, inclusive, de triangulação.

O deputado cobrou informações a respeito das empresas importadoras de produtos lácteos no Brasil. Segundo Antônio Andrade, o Ministério negou as informações por causa do sigilo fiscal e comercial. “Enxergo que há irregularidades na importação de leite. Vou persistir até conseguir essas informações, mesmo que seja necessário solicitar uma audiência pública ou até mesmo uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito)”, afirma o deputado.

Audiência Pública sobre setor lácteo

As investidas do deputado Antônio Andrade renderam o primeiro futuro na manhã desta quarta-feira (15). A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de autoria do deputado para realização de Audiência Pública que vai discutir a cadeia produtiva do setor lácteo brasileiro.

“O assunto merece um aprofundamento nas discussões, uma vez que o leite se apresenta como uma das atividades rurais mais sociais da pauta do agronegócio brasileiro”, afirma Andrade. “Diante desse cenário, faz-se necessário uma discussão minuciosa de vários aspectos da cadeia produtiva do setor lácteo, no país e no mercado mundial”, conclui.
Na Audiência Pública serão abordados assuntos referentes à produção, preços e comércio, com o objetivo de levantar informações que contribuam com um cenário prospectivo para o setor.

O requerimento convida os Ministros de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Desenvolvimento Agrário (MDA), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC), bem como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Associação das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios (G-100).