Autoridades civis e militares e estudantes participaram da solenidade

Um ato cívico na manhã deste sábado (29) marcou a comemoração do aniversário de 152 anos de emancipação política e administrativa de Patos de Minas. Foi nesta data, em 29 de fevereiro de 1868 que o então distrito de Santo Antônio dos Patos - que pertencia a Patrocínio- foi elevado a condição de Vila, o que na época correspondia a cidade.

A solenidade realizada na sede da Secretária Municipal de Educação - antigo Fórum -contou com a presença de autoridades civis e militares, estudantes, historiadores e moradores da cidade, entre eles a neta de Major Jerônimo - eleito na época o vereador mais votado e que se tornou também o primeiro administrador do município.

Além do Major Jerônimo, naquele dia 29 de fevereiro de 1868 também foi inaugurada a Casa de Câmara e Cadeia e empossados os demais vereadores eleitos Antônio Correia da Silva, José Pereira Guimarães, Manoel José da Motta, Antônio José Coelho e José Alves Pinto. O historiador Geenes Alves lembrou da dificuldade que foi na época para instalar o município, que só ocorreu dois anos depois da aprovação.

O aniversário de Patos de Minas é comemorado anualmente no dia 24 de maio, mas para os historiadores a data mais importante para o município é 29 de fevereiro, data que deverá passar a ser comemorada com mais ênfase a partir de agora, segundo o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves.