Animais silvestres buscam refúgio e alimento na cidade e dão trabalho aos Bombeiros

O Corpo de Bombeiros tem recebido chamados quase diários para recolher aves, serpentes e outras espécies.

publicado em 15/07/2019, por Maurício Rocha


O Corpo de Bombeiros capturou uma coruja que buscou abrigo no almoxarifado de uma empresa.

As queimadas, que ocorrem com mais frequência nesta época do ano, têm sido apontadas como uma das causas para o aparecimento de animais silvestres no perímetro urbano de Patos de Minas. O Corpo de Bombeiros tem recebido chamados quase diários para recolher aves, serpentes e outras espécies que chegam à cidade em busca de abrigo e comida.

Diariamente, os militares do Corpo de Bombeiros têm sido chamados para capturar animais silvestres, como serpentes, gambás, capivaras, tamanduás, entre outros, sendo que em algumas situações eles apresentam ferimentos. Só na última sexta-feira (12), o 12º Batalhão de Bombeiros de Patos de Minas realizou atendimento a 04 ocorrências envolvendo animais silvestres.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Em uma delas, a equipe capturou uma coruja que buscou abrigo no almoxarifado de uma empresa. A ave estava dentro de um pneu e precisou ser capturada por estar atacando os funcionários. Em outra ocorrência, os bombeiros capturaram um ouriço cacheiro, que estava em uma pequena árvore na calçada de uma via pública, correndo risco de ser atacado por cães.

Nas duas ocorrências os animais estavam saudáveis e por esse motivo foram soltos pelas próprias equipes em áreas de preservação. Mas em muitos casos, os animais chegam a cidade com ferimentos, cansados e estressados. Nesse caso, eles necessitam de cuidados antes de serem devolvidos ao ambiente natural.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a migração de animais silvestres para o perímetro urbano tem se tornado cada dia mais comum e um dos principais fatores que tem impulsionado essa fuga é o desmatamento, que extingue cada dia mais as áreas de matas. Outra hipótese levantada pelo órgão são as queimadas, que se tornam mais frequentes nesta época mais seca do ano.

O Corpo de Bombeiros alerta que não é recomendável tentar capturar estes animais, uma vez que ao se sentirem acuados, eles podem atacar para se defenderem. O ideal é procurar um local seguro, manter o animal em seu campo de visão e acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Imagens atualizado em 15/07/2019 • 1 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 15/07/2019
Compartilhe:

5 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Lamentável Jose Ostaki | 4 meses, 3 semanas atrás

    Lamentável um prefeito que não gosta nem apoia os bombeiros e quer se promover em cima de politicagem. Esse prefeito ignorou uma instituição tão estimável e querida como os bombeiros. Sequer 1 real foi investido em parcerias com os bombeiros. Ainda bem que 2020 tá aí é a renovação vai ser total , tanto Vereadores como para prefeito em patos de minas.

    0 0 Responder

  • ze do curraleiro | 4 meses, 3 semanas atrás

    Essa coruja ai na reportagem , na minha opiniao é a mais bela que existe entre elas, tem de preservar mesmo e não matar

    31 0 Responder

  • Filomena | 4 meses, 3 semanas atrás

    Lamentável, mas nem política de meio ambiente o Brasil tem mais, só a ganância de desmatar pra plantar. Esses animais estão sem casa e pedem socorro.

    17 1 Responder

  • bingulinho | 4 meses, 3 semanas atrás

    se entrarem na minha casa, viram pets.

    15 9 Responder

    bingulinho - 4 meses, 3 semanas atrás

    olha soo, impressionante a quantidade de gente doente mental que acha certo pegar esses animais e transformá-los em pets. Vcs são uns ....

    2 2