Publicado em 06/11/2018 por Maurício Fernandes
Compartilhe:

Andarilhos montam cabanas em ruas e praças de Patos de Minas para se abrigarem

Em meio a muito lixo e bagunça, eles tentam sobreviver nas ruas patenses.

Um dos sem teto está vivendo em condições precárias em um canteiro.

Reportagem atualizada às 17h46 desta terça-feira (06)

A redação do Patos Hoje vem recebendo, com bastante frequência, ligações e mensagens da população dando conta de que várias pessoas montaram cabanas e estão morando em praças e ruas de Patos de Minas. Na tarde desta terça-feira (06), nós fomos até os locais indicados para tentar conversar com os moradores de rua e registramos a situação em que estão vivendo. Em meio a muito lixo e bagunça, eles tentam sobreviver nas ruas patenses. Conseguimos falar rapidamente com um deles que disse que está tentando juntar dinheiro para ir embora.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Medic Imagem

Um dos sem teto está vivendo em condições precárias em um canteiro localizado no início da Avenida Arlindo Porto, próximo ao início da Avenida JK. Nossa equipe de reportagem esteve no local e registrou a situação em que se encontra o barraco improvisado feito pelo morador de rua. De acordo com vizinhos ao local, ele dorme embaixo de marquises de empresas próximas quando chove. Há cerca de duas semanas, nós estamos tentando localizá-lo mas, até agora, sem sucesso. A barraca continua no local.

Em conversa com um vizinho, que preferiu não se identificar, o rapaz vive no local há cerca de cinco meses. De acordo com o morador, ele fica pouco no local, pois sai para pegar latinha na rua. Ele ainda conta que já acionou a prefeitura para que alguma medida fosse tomada e até hoje nada foi feito. “Ele precisa de ajuda, ele não pode viver nessas condições que vive aqui”.

Outro local que nossa equipe de reportagem encontrou uma barraca improvisada foi na Praça Antônio Dias, bem no Centro de Patos de Minas. O local está cercado com lonas improvisadas e muita sujeira de bebidas, comidas e roupas. Ele conversou rapidamente com nossa equipe, mas não quis gravar entrevista. De acordo com o rapaz, ele chegou na cidade há cerca de 15 dias e estaria levantando dinheiro para ir embora. Perguntado sobre o que está fazendo para juntar dinheiro, ele disse que faz artesanato.

Nossa redação recebeu também, na tarde de ontem (05), uma ligação dando conta de que um casal estava acampado na praça da quadra do Bairro Abner Afonso juntamente com um cachorro. Nós entramos em contato com a pessoa que fez a ligação e ela nos relatou que o casal havia pegado suas coisas e saído do local.

De acordo com a Diretora de Proteção Social Especial da Prefeitura Municipal, Maria Luiza Soares Veloso, os andarilhos foram visitados, porém recusaram o apoio. “Apesar das dificuldades financeiras, a Prefeitura mantém a Casa da Promoção Humana, local que pode abrigar os andarilhos, mas muitos querem ganhar o que o município não consegue conceder”, ressaltou.

A diretora orientou as pessoas a tentarem convencê-las a se encaminharem para a Casa da Promoção Humana situada na Rua Vereador João Pacheco, 634, Bairro Várzea, próximo ao Cemitério de Santa Cruz. “O espaço abriga até 20 pessoas e está funcionando muito bem”, disse. Ela também disse que está em busca de parcerias com empresas para oferecer emprego para os andarilhos.

Imagens atualizado em 06/11/2018 • 15 fotos

Autor: Maurício Fernandes Postado em 06/11/2018
Compartilhe:

29 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • The walking dead | 1 semana, 4 dias atrás

    Esse aí na Av Arlindo porto tá aí a quase 2 anos,ele disse que gosta morar na rua e que não quer ajuda ,que acostumou morar na rua a vida toda ,ele vai na barraca só para durmi ,fica o tempo todo na rua catando lixo .

    1 0 Responder

  • Brasil sob nova direção | 1 semana, 4 dias atrás

    Herança maldita da petezada.

    2 1 Responder

  • KRIPTONITA | 1 semana, 4 dias atrás

    o vidaloka ! esse ai da praça antonio dias e o furmiga veiii , faz uns cordao fuking crazy ! :ghost:

    0 0 Responder

  • Vicente | 1 semana, 5 dias atrás

    A diretora do serviço de proteção social da prefeitura está mentindo. A Casa de Promoção Humana na maioria das vezes corre pela manhã pelo almoço e á tarde pelo jantar. A prefeitura não está ajudando coisa alguma. Estão sobrevivendo de doações da população. Para ver a situação, basta o Patos hoje ir lá e perguntar ao coordenador Marquinhos. Comida e material de higiene lá é coisa rara.Fale a verdade Diretora. Seja honesta.

    12 0 Responder

  • Contribuinte honesto | 1 semana, 5 dias atrás

    Outro dia, na reforma da minha casa, fui obrigado a colocar meio metro cúbico de areia lavada na calçada de um dia para outro, para fazer o contrapiso de um passeio, uma vez que tudo estava pronto e pintado por dentro. O pessoal da postura da prefeitura fez várias ameaças e disse que a multa seria Alta. Tive que ensacar todo material e guardar. Agora, eles fazem vistas grossas para os forasteiros que sujam e se apossam das ruas e praças que tanto imposto pagamos para conservá-las. Cidade da injustiça.

    8 2 Responder

  • Bores13 | 1 semana, 5 dias atrás

    Apartir do ano que vem vai piorar a situação porque o Bozo vai assumir e tirar direito dos trabalhadores que não mais ira da conta de arcar com dispesas

    4 6 Responder

    luciano - 1 semana, 4 dias atrás

    PRIMEIRO, VOLTA PARA ESCOLA PARCEIRO, SEGUNDO, VAI TER QUE TRABALHAR!!!

    5 6

  • Patense | 1 semana, 5 dias atrás

    Conversa fiada!!! Trabalho na rodoviária e garanto q esses andarilhos ganha passagens para ir embora, depois de um tempo vejo os mesmos chegando aqui na cidade outra vez. Já ouvi da boca de um deles q Patos é bom pra ganhar esmola...

    8 1 Responder

  • Humanidade | 1 semana, 5 dias atrás

    Ironia da vida muitos passam por um cãozinho sujo com fome na rua é fica com pena...e ao ver um ser humano abandonado sujo sentem nojo é tem intolerância de dividir um local público com eles, essas mesmas pessoas que inoja um ser da mesma espécie irmão de igualdade nos olhos de Deus tem a cara de pau de ir domingo cedo a igreja e se sentir realizada... alguém da assistência social tem que ir lá pra ver se esse pessoal tem família, procurar por algum parente e encaminhar de volta pra casa aqueles que quiserem ir... não espere um presidente faça um país melhor comece mudando os seus conceitos e a sociedade em sua volta

    11 3 Responder

    Informando - 1 semana, 5 dias atrás

    Tá com pena? Leva pra casa. Eu já pago meus impostos! Ajudar os outros e com a igreja. E com o dinheiro dos fiéis! Nunca dela própria!

    3 7

    éric - 1 semana, 4 dias atrás

    Realmente. Mas talvez este imaginário cãozinho seja incapaz de praticar atos maléficos para com um trabalhador, algum filho (a) seu, ou alguma pessoa classificada como integrante de uma sociedade pacifista em busca do trabalho e progresso.

    3 6

    Ana - 1 semana, 4 dias atrás

    Não adianta tentar ajudar quem não quer ser ajudado...eles gostam de viver assim.

    3 1

  • Bolinho | 1 semana, 5 dias atrás

    Q triste ver a cidade infestada de andarilhos e mendigos. A prefeitura tem q cortar o mal pela raiz antes q seja tarde.Cidade tão bonita dessa onde era lavada c desinfetante hj só sobrou o mal cheiro pelo centro.

    6 9 Responder

    Maria - 1 semana, 4 dias atrás

    E você sugere que faça exatamente o que com eles?

    1 0

  • Leyde Katia :heart: | 1 semana, 5 dias atrás

    Esses andarilhos de hoje em dia estão é bem na fita. Até barraca eles tem, o Lula revolucionou o Brasil, até os andarilhos tem sua casa própria. :relaxed:

    9 11 Responder

carregar mais comentários