Foi preciso pedir um balde de água em um vizinho próximo para poder acabar com o fogo que subia pelo caule de uma das árvores.

As queimadas nas matas de Patos de Minas vêm preocupando cada dia mais as autoridades. Ambientalistas e membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiental estiveram na manhã desta terça-feira (29) na Mata Do Catingueiro. Só esse ano os bombeiros atenderam a 8 ocorrências de incêndio na reserva, duas delas foram ontem. Foi preciso pedir um balde de água no vizinho para conter o fogo do pé de uma das árvores.

Um encontro de órgãos ambientais marcou esta manhã na Mata do Catingueiro localizada no Bairro Jardim Panorâmico em Patos de Minas. Colocar fogo em área ambiental é crime, entretanto algumas pessoas não estão dando importância para isso. As marcas do incêndio continuaram até hoje. Foi preciso pedir um balde de água em um vizinho próximo para poder acabar com o fogo que subia pelo caule de uma das árvores.

De acordo com o Conselheiro do CODEMA, Paulo Afonso Duarte, é preciso união entre sociedade e autoridades para acabar com as queimadas “Nós encontramos aqui uma situação bastante delicada porque raramente a mata fica um mês sem sofrer queimadas, infelizmente isso vem destruindo a natureza, acabando com tudo e se a gente não tomar uma medida urgente juntamente com toda a sociedade, futuramente a Mata do Catingueiro não irá mais existir”.

O Consultor e advogado ambiental Dionísio Alberto de Brito conta que a Mata do Catingueiro já perdeu uma imensa parte de seu território “A Mata do Catingueiro era composta de mais de 300 Hectares de área, hoje em dia se ainda tiver 35 é muito”. Segundo ele, as queimadas na mata não são acidentais, ele conta que as características das queimadas são sem dúvida indícios de incêndio criminoso na Mata.

No início de julho, o CODEMA juntamente com o Corpo de Bombeiros fizeram um aceiro em volta da mata para evitar que o fogo de fora chegue até o interior da área ambiental, mas parece que só essa medida não adiantou.