O trabalho de restauração já começou.

O Monumento ao Homem do Campo, carinhosamente chamado de “Homem do Balaio”, vai passar por uma completa restauração. A Prefeitura vai investir cerca de R$ 20 mil para devolver o aspecto origem da escultura, que é tombada pelo Patrimônio Histórico e que é alvo constante de vândalos.

O Monumento ao Homem do Campo foi projetado pelo artista espanhol Antônio Dias Lopes e executado por Enrique e Carlos Panchon Sanchez. A escultura foi inaugurada no dia 24 de maio de 1961, durante a 3ª Festa Nacional do Milho e no dia do aniversário da cidade para prestar uma homenagem ao herói anônimo, o homem do campo.

Apesar da importância, o Monumento ao Homem do Campo vem sendo constantemente atacado por vândalos. Em 2001, o mesmo artista espanhol que projetou a escultura voltou a Patos de Minas para restaurar sua obra. Não demorou muito para que os vândalos voltassem a agir. Pouco tempo depois, o “Homem do Balaio” voltou a ficar sem o braço. Hoje, o monumento está pichado, e com várias partes quebradas.

O trabalho de restauração será feito pelo artista plástico patense José Batista Almeida com a colaboração de Wanderson Silva, contratados através de licitação. Eles já começaram a trabalhar na recuperação do monumento, que está localizado no centro da praça da avenida Getúlio Vargas, entre a rua Farnese Maciel e a Marechal Floriano. Além do braço esquerdo que foi arrancado, eles vão devolver o cigarro de palha que a escultura tinha na boca e as espigas de milho que foram quebradas.

José Batista explica que as partes da escultura que foram quebradas estão sendo confeccionadas em outro lugar e depois serão afixadas ao monumento. A restauração é feita com base em imagens da escultura feitas no passado. O artista plástico afirma que todo o trabalho de restauração será concluído em 30 dias e estará pronto para as comemorações do aniversário da cidade.

O vereador Braz Paulo disse que vem trabalhando para viabilizar a resturação do monumento desde 2013. Segundo ele, além da restauração da escultura, a reforma prevê mudanças no pedestal para dar mais segurança e evitar os atos de vandalismo.

Autor: Maurício Rocha