Os alunos estão na escola desde às 05h00.

Alunos ocuparam na manhã desta segunda (31) a Escola Estadual Dona Guiomar de Melo em protesto à PEC 241. Os alunos chegaram ao local por volta das 05h00. A ocupação foi decidida através de uma assembleia organizada pelos próprios alunos. As aulas na escola estão suspensas.  Eles preparam diversos cartazes com dizeres contra a PEC. Uma série de escolas vinha sendo ocupada por alunos em todo o país em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição que limita os gastos do governo por 20 anos.

Segundo os coordenadores, o planejamento começou no domingo (30). A estudante Beatriz de Oliveira do 2° Ano do Ensino Médio, uma das coordenadoras do movimento, contou que os manifestantes estudaram a PEC por isso acreditam que ela será prejudicial à saúde e educação. O Estudante Lucas Henrique do 3° ano é outro coordenador do movimento. Ele também falou que não se pode limitar os gastos do governo como estão fazendo. “Estão mexendo com o nosso futuro”, disse.

O estudante ainda afirmou que o movimento é pequeno, mas é com essas manifestações se poderá mudar o país. “Quando uma filha está doente, não se pode reduzir os gastos, é preciso gastar mais para que ela se cure”, contou. A aluna do 2°, Ângela Aparecida Carvalho Gomes, também está à frente da manifestação. Ela contou que são cerca de 90 alunos que ocupam a escola. Isadora Teixeira também do 2º ano é outra que coordena a manifestação.

Os estudantes disseram que tudo foi resolvido em assembleia e alguns pais apoiaram o movimento. Os alunos que foram contrários à manifestação deixaram a escola e estão se organizando para que volte às aulas. Os coordenadores do movimento informaram que apenas estudantes e profissionais da escola poderão entrar na instituição. Eles se revezam no portão de entrada para restringir o acesso.

Eles confeccionam diversos cartazes contra a PEC e em favor da educação. Alguns cartazes são contra o Governo de Michel Temer. Outros estudantes que também apoiam o movimento tocam violão e cantam. A caixa de som com microfone foi colocada no pátio da escola para que os coordenadores organizem as ações da manifestação. A Polícia Militar já esteve no local para verificar o que está sendo proposto. Nenhum crime foi verificado.

O professor de sociologia e filosofia, Flávio Matias, informou que os professores estão na escola para cumprir o horário de serviço. Ele também ressaltou que o movimento foi iniciado pelos próprios alunos. Segundo o professor, os profissionais estão cumprindo uma determinação da Secretaria da Educação que é para garantir que não haja violência nem depredação do patrimônio público. Até o momento tudo ocorreu sem qualquer violência ou dano.

Autor: Farley Rocha