Professora de Matemática Adriana Souza da Silva, Ana Cecília e a diretora Fabiana Alves de Lima.

Dois estudantes de Patos de Minas estão entre os melhores na OBMEP do Brasil. A aluna Ana Cecília da Escola Estadual Guiomar de Melo ficou na 84ª posição nacional. Já o estudante do IFTM André Souza Abreu ficou no 43º lugar entre todos os estudantes do ensino médio da rede pública do país. O resultado saiu nessa quarta-feira (22). Os dois foram medalhistas de ouro na Olimpíada de Matemática 2017 e devem receber a premiação no próximo ano.

De acordo com a Diretora do Guiomar de Melo, Fabiana Alves de Lima, Ana Cecília gabaritou a primeira fase da prova, acertando todas as questões do exame nível l que são aplicados para alunos do 6° e 7° ano. E na segunda fase da prova, ela ficou com a medalha de ouro.

Segundo a diretora, ela ficou em primeiro lugar geral de Patos de Minas. A nota da aluna foi tão surpreendente que ela conseguiu a 14ª colocação do Estado de Minas e a 84ª colocação Nacional. A medalha de ouro na segunda fase da prova permitiu a Ana participar de mais uma etapa, dessa vez ela irá fazer a prova da OBM, Olimpíada Brasileira de Matemática que será aplicada neste próximo sábado (25) para os 300 melhores colocados do Brasil.

Ela está bastante confiante. “Eu me esforcei bastante e estudei muito, o que eu mais estou sentindo é ansiedade” disse a aluna. De acordo com ela, o maior apoio e incentivo aos estudos vêm da sua família. Ana Cecília e a Professora de Matemática Adriana Souza da Silva irão ao Rio de Janeiro ano que vem receber os prêmios das mãos do Presidente da República ou do Ministro da Educação.

E a Escola Guiomar de Melo teve mais um excelente resultado. O aluno Jeferson Leles Rodrigues de 13 anos ficou com a medalha de bronze. A diretora destacou que ele sempre apreciou os ensinos da Matemática e após passar pela primeira fase, o estudante se esforçou bastante para a segunda etapa. Jeferson ficou bastante contente com a premiação e prometeu se esforçar ainda mais no ano que vem para obter melhores resultados.

O Patos Hoje também entrou em contato com o IFTM para tentar conversar com André, que ficou entre os melhores do Brasil, mas, de acordo com a coordenadora de assistência ao estudante da instituição, Eleide Leile de Andrade Paiva, ele já viajou para fazer a OBM- Olimpíada Brasileira de Matemática em Uberaba. A seleção é para participação em competições internacionais de matemática. Neste ano, o aluno também participou da prova do Canguru de Matemática e recebeu medalha de ouro conforme as fotos.

E ele terá uma nova missão. No período de 27 a 29 de novembro ele estará participando do Coninter- Congresso de Internacionalização e Educação Profissional e Tecnológica do IFTM em Uberaba/MG. “A agenda dele está bastante apertada”, ressaltou.