Uma rocha gigante situada a cerca de 1 quilômetros do distrito marca o folclore.

Os alunos do 9º Ano da Escola Municipal José Paulo de Amorim, no Distrito de Pindaíbas, município de Patos de Minas, tiveram uma aula diferente nesta segunda-feira (17). Juntamente com o professor de história, Walter Vale, os estudantes foram conhecer “o lugar onde ficaria a Mãe de Ouro”, lenda que faz parte do imaginário dos moradores por décadas. Uma rocha gigante situada a cerca de 1 quilômetros do distrito marca o folclore.

Com garrafas d’água e muita disposição, eles deixaram a sala de aula e seguiram rumo à fazenda do Senhor Antônio Cruz, conhecido como “Tõe da Rita”, onde está a grande rocha no alto do morro. Eles passaram pela ponte sobre o Córrego Pindaíbas, romperam cercas, percorreram trilhos e até enfrentaram o gado. Uma caminhada que durou aproximadamente 1 hora, até chegarem na grande rocha situada no alto do morro.

O Professor de história Walter Vale explicou que o trabalho faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Educação para resgatar a memória. Neste caso, os alunos foram até a rocha com vários metros de altura para fotografar e filmar o ponto onde teria aparecido a “Mãe do Ouro”, mito que faz parte do imaginário dos moradores. Do ponto, é possível ver toda a comunidade, que é cercada por inúmeras árvores.

Os alunos Maria Eduarda, Amandha Julia e Juann Francisco também falaram sobre este lugar que marca o imaginário dos moradores. Segundo eles, a rocha representa a morada da “Mãe do Ouro”, de onde então parte a “bola de fogo” e percorre a região. Os avós dos alunos também cultivam estas histórias. Segundo Amandha, o avô conta que já tentou garimpar diamante no pé da rocha e acabou se deparando com uma cobra de duas cabeças.

E o dono da terra, Senhor Antônio Cruz, de 74 anos, afirmou que realmente acredita na lenda. “Várias pessoas, curiosos vêm ver”, disse. Segundo ele, a “Mãe do Ouro” apareceu há cerca de 50 anos e já chegou a vê-la passar no alto do céu. “Ela só vai, não volta não”, contou. Ele disse que ela é uma bola muito luminosa, que deixa tudo claro ao passar. Ele também afirmou que história faz parte dos causos dos moradores.

Após a visita, os alunos voltaram para a escola para analisarem as imagens feitas no local e de toda a paisagem do distrito. Uma discussão será feita a respeito das memórias do povo da região, para então encaminhar o trabalho para a Secretaria Municipal de Educação-SEMED. E a excursão vai ficar mesmo marcada na memória dos estudantes. Além de poderem ter contato com a bela imagem de onde residem, situações curiosas aconteceram. Um ovo de urubu, algo que chamou bastante a atenção dos alunos, foi encontrado no alto da rocha.