Entre os jurados estava o Sub Chefe de cozinha Guilherme Retamoso.

Os alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Patos de Minas – FPM – encerraram as atividades semestrais com uma prova prá lá de saborosa. Eles produziram um festival gastronômico com sabores de milho, cozinha mexicana e delícias da Itália dos anos 50.

A proposta do trabalho de encerramento do semestre foi criar a ideia de um evento gastronômico com comidas e bebidas que combinassem com  temas escolhidos pelos alunos. Os estudantes foram divididos em três grupos e proporcionaram uma manhã de degustação de deliciosas receitas.

Segundo o coordenador do curso Rodrigo Ferreira os professores auxiliaram apenas com orientação. “Tudo o que foi feito, desde a preparação dos pratos até a decoração da sala de apresentação ficou a cargo dos próprios alunos e eles não decepcionaram”, ressaltou o professor.

O primeiro grupo montou uma barraca temática inspirado nas Marias Artesãs de Patos de  Minas e ressaltaram os sabores do milho como pamonha e paçoca de milho e, para complementar, receitas de macarrão e espetinhos.

Já o segundo grupo organizou uma apresentação baseada na cozinha mexicana com direito a Tequila e Margarita. Comidas típicas do México foram preparadas para apreciação dos avaliadores.

O terceiro grupo de trabalho apostou na inauguração de uma barbearia Italiana da década de 50 e se destacou pelos drinks. Todos estavam vestidos a caráter e os jurados foram conduzidos até a sala de apresentação por um Chofer em um Dodge relíquia.

Uma bancada de júri foi montada para avaliar os pratos e a desenvoltura dos alunos durante a apresentação. Entre os jurados estava o Sub Chefe de cozinha Guilherme Retamoso. Guilherme é gaúcho e já passou por diversas cozinhas no Brasil e na Europa, recentemente trabalhou em Barcelona na Espanha. Hoje ele trabalha junto com o chefe de cozinha Alex Atalla em São Paulo.

O Curso de Gastronomia da FPM é o único na região a oferecer diploma de graduação. E quem quiser se tornar um chef de cozinha, as inscrições para o Vestibular do meio do ano estão abertas e podem ser feitas até o dia 07 de julho. As provas acontecem no dia 08 de julho. O curso de Gastronomia possui turmas de manhã e à noite.

Autor: Maurício Fernandes