O Corpo de Bombeiros teve que ser acionado na manhã desta terça-feira (14) para fazer a captura de uma cobra Caninana que se escondeu na traseira de um veículo.  O animal permaneceu enrolado no para-choque traseiro e deu trabalho. Esta espécie de serpente não possui veneno, mas chama a atenção pela agilidade e pelo ataque sempre certeiro.

O veículo pertence ao senhor Sebastião Ferreira Gonçalves. Ele percebeu a serpente debaixo do carro quando chegava em casa nesta manhã na Rua Mato Grosso, no Bairro Cristo Redentor em Patos de Minas. Os bombeiros foram acionados e também chegaram a ver a cobra, mas ela se escondeu e impossibilitou a captura.

A alternativa foi levar o carro até a Lubriauto na Rua Doutor Marcolino. O veículo foi erguido em um elevador, mas a cobra continuou escondida. Os bombeiros decidiram então retirar o para-choques. Ao perceber que seria capturada, a enorme Caninana saiu por conta própria. A serpente não queria entrar no coletor de jeito nenhum e deu certo trabalho aos bombeiros.

A Caninana é uma das serpentes mais ágeis do mundo. Esta espécie não tem veneno, mas o fato de alcançar a presa a uma distância de um metro em milésimos de segundos assusta. Além disso, o animal que pode chegar a 3 metros de comprimento é certeiro em seus botes e o lugar da picada exige que o paciente receba cuidados especiais.

Segundo o sargento Caixeta, se continuasse escondida no carro, o animal poderia significar um risco para a família do senhor Sebastião. Depois de capturada, a cobra Caninana foi levada para uma reserva segura onde possa sobreviver sem representar risco para a população.