Agentes visitam 3500 imóveis e levantamento mostra baixo índice de infestação da dengue

O trabalho aconteceu nos dias 8, 9, e 10 de outubro e teve como resultado o índice de infestação de 0,4, considerado como baixo risco.

publicado em 14/10/2019,


O trabalho aconteceu nos dias 8, 9, e 10 de outubro.

O Programa Municipal de Combate à Dengue – PMCD-, realizou o 2º LIRAA- levantamento rápido de índice de infestação por aedes aegypti- de 2019. O trabalho aconteceu nos dias 8, 9, e 10 de outubro e teve como resultado o índice de infestação de 0,4, considerado como baixo risco.   

De acordo com o Programa, todos os bairros do município de Patos de Minas tiveram cobertura pelos agentes de combate às endemias que nesses três dias de trabalho visitaram 3.543 imóveis. Durante as visitas, os agentes de combate às endemias levaram informações à população, e encontram muitos recipientes com presença de larvas e pupas. Essas foram recolhidas e encaminhadas para o laboratório para análise.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Após feita a análise, no final dos três dias de trabalho foi constatado índice de infestação predial do município. O PMCD salienta que foram encontradas larvas em quase todos os bairros da cidade. Os principais criadouros (recipientes que estavam servindo de depósito de água e colaborando para a proliferação das larvas do mosquito), foram: depósitos a nível do solo, pratos e vasos de planta, lixo doméstico, bebedouros de animais, latas e garrafas  descartadas de forma inadequada.

Após o resultado do LIRAA, mesmo sendo considerado de baixo risco, o programa municipal de combate à dengue já está elaborando estratégias de trabalho, como por exemplo intensificar ações (mutirões, campanhas educativas, continuidade as visitas domiciliares). é necessário lembrar que a colaboração de toda a população é essencial para que o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela seja eficaz.

Todos os moradores devem abrir as portas dos seus imóveis e receber a visita dos agentes que realizam além do tratamento com larvicida (quando necessário), o trabalho educativo levando informação e orientação a todos. Os agentes deste PMCD trabalham devidamente uniformizados, e, em caso de dúvidas, sugerimos que os moradores perguntem o nome do agente, e a matrícula, e peça para ele aguardar do lado de fora da sua residência. As podem entrar em contato pelo telefone 3822 9755, para averiguar se se trata de um funcionário do PMCD.

Os agentes alertam que é importante lembrar que o combate ao mosquito aedes aegypti é dever de todos, e não deve parar. Os fatores climáticos como calor intenso e chuvas colaboram para que o ciclo evolutivo do mosquito aconteça e qualquer recipiente sirva de criadouro. “Todos juntos podemos vencer a guerra contra esse vilão de apenas meio centímetro que pode nos roubar a vida”, ressaltaram.

Fonte: Programa Municipal de Combate à Dengue

Postado em 14/10/2019
Compartilhe:

5 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Blu | 11 meses, 2 semanas atrás

    O que acontece por ter esse baixo índice é a forma como a fiscalização acontece. Não sei vocês, mas na minha residência os agentes ficam com vergonha e quase não olham nada (geladeira não tem água não né? planta vocês não tem não né?). Assim que eu respondo eles já pegam e saem. Por um lado é compreensível, já que não é um trabalho fácil entrar na residencia de um completo desconhecido.

    1 1 Responder

    Justiceiro - 11 meses atrás

    Agora pronto! Vc quer que os agentes entrem , tomem café , pergunte como esta sua vida de atoa.Povo tem que trabalhar jovem.

    0 0

  • PATENSE | 11 meses, 2 semanas atrás

    Porque não está chovendo. É as chuvas começarem que os hospitais enchem de dengosos.

    0 1 Responder

  • spoiler | 11 meses, 2 semanas atrás

    Kkkkk. Como assim. Se ontein mesmo passou no jornal da Globo uma matéria q patos tem mais de 4 mil casos de dengue e cidade entra em alerta!! Puta q pariu q jornalzinho de patos fraco heim. Site mais fraude!!????????????????????????????

    1 2 Responder

  • Rx | 11 meses, 2 semanas atrás

    Dengue e uma Doença que e grave .vamos todos se consientizar em conservar os quintais sem depositos de Larvas.que se propaga para todos essa praga de mosquito ele e miseravel

    8 1 Responder