Elmiro Nascimento ( Foto: Patos Hoje )

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal voltou a afastar o Senador Aécio Neves do PSDB nesta terça-feira (26) por denúncia de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Com o afastamento, Elmiro Nascimento do DEM de Patos de Minas pode realmente assumir a vaga no Senado. O patense é o primeiro suplente de Aécio.

Elmiro Nascimento é uma das principais lideranças políticas de Patos de Minas. Foi eleito prefeito municipal, quando governou a cidade do ano de 1997 a 2000, ocupou o cargo de deputado estadual em 4 oportunidades e também já foi Secretário de Estado de Agricultura durante o Governo de Antônio Anastasia.

Nas últimas eleições, Elmiro conseguiu eleger seu aliado político, José Eustáquio Alves Rodrigues, para chefiar o poder executivo de Patos de Minas. No entanto, sua situação no judiciário também não é das mais favoráveis. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, TJMG, Elmiro Nascimento é réu em ações por improbidade administrativa. A mais recente delas é de 2011, quando Elmiro foi denunciado por usar funcionários pagos pela Assembleia Legislativa de Minas em suas empresas particulares.

As ações que responde na Justiça não devem impedir que Elmiro Nascimento assuma o cargo no Congresso Nacional, mas a convocação ainda vai depender da mesa diretora do Senado Federal. O PSDB, partido pelo qual Aécio era o presidente Nacional até bem pouco tempo, pediu que o Senado avalie a decisão do STF, por entender que Aécio teve a sua liberdade cerceada e nesse caso é preciso decisão do Senado.

Além disso, o suplente só assume em caso de afastamento superior a 120 dias, o que não foi estabelecido pela decisão do STF, e após convocação da mesa diretora. A redação do Patos Hoje tentou contato com Elmiro Nascimento nesta manhã, mas não obteve resposta.