Advogada Bianca Tavares.

Desde que foram instalados em vários pontos de Patos de Minas, os radares estão sendo motivo de fortes dores de cabeça por parte dos condutores. Isso porque, eles estão causando mais transtornos do que melhorias, de acordo com alguns motoristas. Por causa disso, uma advogada patense entrou com uma ação popular na justiça pedindo a nulidade de um dos radares devido às várias irregularidades encontradas.

De acordo com a advogada Bianca Tavares, a ação popular foi protocolada nessa quarta-feira (01). O pedido é para que o radar localizado na esquina da Rua Doutor Marcolino com a Avenida Brasil seja retirado até que sejam feitas as devidas reparações. Segundo ela, o radar é inoperante, uma vez que não pode cobrar que os condutores estejam certos se nem mesmo ele está.

A advogada explica que foram feitas perícias no local e constatado que a distância da placa de sinalização até o radar está abaixo da estipulada pela lei. A distância mínima é de 100 metros e a placa está a pouco mais de 70 metros de distância do radar. “Isso é muito perigoso, uma vez que o condutor vê a placa em cima do radar e aí numa tentativa brusca de frear pode acontecer de outro veículo estar vindo atrás e ocasionar um acidente, e a culpa, nesse caso, não pode ser do condutor”, argumentou.

O radar também não possui um painel que informa ao condutor a velocidade em que ele passou no aparelho. A população vem fazendo inúmeras reclamações desde a época em que os radares foram instalados, principalmente pelos locais onde foram instalados. A advogada acredita que não houve um estudo ou uma pesquisa a fundo a respeito da localização dos aparelhos. Segundo ela, não existem estudos que comprovem o alto índice de acidente nos locais em que eles estão, principalmente deste instalado na Rua Doutor Marcolino.

Nossa equipe de reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Trânsito, mas não conseguimos contato. Nos primeiros meses de funcionamento, o Secretário Municipal de Trânsito, Roberto Campos, havia informado que, dentre os cinco aparelhos instalados pelo município, realmente este radar denunciado pela advogada havia registrado o maior número de notificações.