O Tribunal do Júri funciona pela primeira vez no novo Fórum.

O novo Fórum da Comarca de Patos de Minas está abrindo o Tribunal de Júri pela primeira vez na tarde desta terça-feira (30). O julgamento presidido pelo juiz Vinícius de Ávila Leite é de um homem que foi denunciado pelo Ministério Público pela morte de um dependente químico que não conseguiu pagar a dívida que tinha com o tráfico de drogas.

Estudantes foram convidados para assistirem a primeira sessão de julgamento no novo fórum. Pessoas da comunidade, advogados e estudantes de direito também foram conhecer às novas instalações. O promotor Paulo César de Freitas disse estar honrado em participar do primeiro julgamento no novo Tribunal do Júri.

No banco dos réus estava Willian Fernando de Sena Santos, conhecido como Tiziu. Ele foi denunciado pelo Ministério Público pelo assassinato de Wenderson Geraldo da Silva. O crime aconteceu em setembro de 2008 no Beco São Jorge, no bairro Nossa Senhora Aparecida. O rapaz foi assassinado com um tiro nas costas e outro na nuca.

Willian confessou o assassinato, mas alegou legítima defesa. Ele disse que estava sendo perseguido por Wenderson, que estaria cobrando uma dívida por causa de drogas. Para o Ministério Público a situação foi inversa. Willian é o traficante e teria matado Wenderson para cobrar dívida com o tráfico de drogas.

O promotor de justiça, Paulo César de Freitas, destacou que após o homicídio, Willian foi apontado como autor de outros dois homicídios, sendo absolvido por falta de provas, uma tentativa de homicídio contra três pessoas, disparo de arma de fogo em via pública e tráfico de drogas.

Willian Fernando de Sena Santos foi condenado a 12 anos de prisão por homicídio qualificado por motivo torpe. A sentença estipula que a pena seja cumprida inicialmente em regime fechado.

Matéria atualizada às 20h20min.

Autor: Maurício Rocha