Acusações a ONGs feitas por Bolsonaro causam indignação e espanto

“Bolsonaro está projetando nos outros o que ele faria."

publicado em 21/08/2019,


A declaração do presidente Jair Bolsonaro, que culpou ONGs pelo aumento das queimadas na Amazônia este ano, causou espanto e indignação entre as organizações e também entre parlamentares.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

“Bolsonaro está projetando nos outros o que ele faria. Talvez ele seja uma pessoa capaz de um gesto de vingança dessa forma. É uma declaração doente e doente a gente não considera, a gente trata”, disse o coordenador de políticas públicas do Greenpeace, Marcio Astrini.

“Se fosse um grileiro de terra falando isso eu acharia lamentável. Como é o presidente da República dando uma declaração dessas, eu fico sem palavras para dizer, é uma coisa inaceitável”, completou.

Carlos Rittl, coordenador-executivo do Observatório do Clima, lembra que Bolsonaro foi eleito com um agenda que classifica de “antiambiental”.

“E implementa agora uma agenda de ataque ao meio ambiente, com redução da fiscalização e tolerância jamais vista com quem desmata e queima florestas. A responsabilidade pela explosão do desmatamento e incêndios florestais, assim como pela destruição da imagem e reputação do país no exterior, é exclusivamente sua, de seu ministro de Meio Ambiente e de seu governo como um todo”, afirmou.

Na manhã desta quarta-feira, o presidente afirmou que ONGs podem estar por trás do aumento das queimadas por terem perdido recursos e estarem querendo atingi-lo. Bolsonaro admitiu, no entanto, que não tem provas dessas afirmações.

“O crime existe. Isso temos que fazer o possível para que não aumente, mas nós tiramos dinheiro de ONGs, 40% ia para ONGs. Não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro. Então pode, não estou afirmando, ter ação criminosa desses ongueiros para chamar atenção contra minha pessoa, contra o governo do Brasil”, afirmou o presidente.

Questionado sobre se tinha provas do que estava falando, Bolsonaro disse que “essas coisas não tem nada escrito”.

Diego Casaes, do Instituto Avaaz, acusou o presidente de tentar distrair a sociedade da crise de desmatamento ilegal na Amazônia.

“Não podemos nos distrair enquanto o coração do Brasil está queimando. Por sorte vemos agora os próprios eleitores de Bolsonaro extremamente preocupados sobre a Amazônia. O presidente precisa parar de espalhar falsas acusações e começar a proteger a Amazônia”, disse em uma nota enviada à Reuters.

Ex-ministros do Meio Ambiente estão entre os que reagiram à acusação feita por Bolsonaro. Carlos Minc, ministro durante o segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, classificou a fala do presidente de “inacreditável”.

“Não apresenta provas, só convicção. Nem plano anti-queimadas. Ele e (o ministro do Meio Ambiente Ricardo) Salles ligam motosserra, acendem pavio e apontam o dedo! Ecocidas!”, escreveu o ex-ministro em sua conta no Twitter.

A ex-ministra Marina Silva, candidata à Presidência em 2010, 2014 e 2018, também usou as redes sociais para criticar o presidente.

“A Amazônia está em chamas. O Ministro do Meio Ambiente fala em fake news e sensacionalismo. O presidente diz que ONGs podem estar por trás disso. A falta de compromisso com a verdade é uma patologia crônica. Essa postura irresponsável só agrava a emergência ambiental no Brasil”, escreveu.

Coordenador da Frente Parlamentar do Meio Ambiente, o deputado Nilton Tato (PT-SP).

“O governo Bolsonaro mais uma vez faz uma declaração estapafúrdia para na verdade não deixar claro para a sociedade as políticas de desmonte na área ambiental que ele vem introduzindo”, disse.

Fonte: Reuters

Postado em 21/08/2019
Compartilhe:

10 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • herege | 1 mês atrás

    BOLSONARO cada dia uma nova burrice falada. Vai ser burro nos quintos.... Votei nessa anta e me arrependo demais.

    8 0 Responder

  • Na Real | 1 mês atrás

    Vocês sabem o porque do ódio entre o Genro e a Sogra, ou entre a nora?! É porque elas se julgam imprescindíveis, para mandar na casa alheia! Os Países Europeus, em sua grande maioria, tem as suas riquezas hoje, porque assaltaram o mundo inteiro, aqui na America Latina, foi a que mais sofreu com a roubalheira das riquezas destes países, que o diga o julgamento e a morte do Imperador Inca, o Ataualpa! Hoje eles estão interessados nas riquezas da Amazônia, do que na sua preservação, vai lá para ver se estas ONGs, levam recursos para melhorar a vida da população! O que elas querem, é continuar lesando o Brasil por debaixo do pano! Para o Brasil poder usar a palavra AÇAI, como um produto Brasileiro, o governo teve que entrar com uma ação junto á ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO, pois um Japonês, havia registrado a marca lá fora! Eles estão tão interessados na preservação da Amazônia, que o atual marido da Ex Candidata Marina Silva, é o maior exportador de Madeira do Mundo, madeira esta retirada de lá!

    1 8 Responder

  • Juca | 1 mês atrás

    Mais ou menos 25/30 anos atrás, chovia com abundancia na nossa região, as lagoas e rios sempre derramavam em época de cheias, mas o desmatamento do nosso cerrado tava a todo vapor e os ambientalistas diziam na TV que se continuassem nesse rítimo de desmatamento em 30 anos iriamos ter falta de água, ninguem acreditava, pois as aguas eram abundantes. Nos ultimos anos, varias cidades da nossa região praticamente ficaram sem agua. Com o desmatamento da Amazonia em breve toda a America do Sul vai ficar ter sérios problemas com a agua. Nossos netos talvez morram de sede. Vocês apoiam o presidente em desmontar os orgãos de fiscalização ambiental? São a favor de facilitar a vida dos desmatadores?

    7 0 Responder

  • russonow | 1 mês atrás

    Com certeza alguma coisa esta acontecendo INVESTIGAR JÁ viva mito ta certo

    3 8 Responder

  • SORTE DO BRASIL | 1 mês atrás

    e a rede globo continua falando mal do que não sabe...VIVA O PRESIDENTE QUE TEM CORAGEM DE FALAR E FAZER....FORA REDE GLOBO, BONER E RENATA (Estes bandidos que jogam contra o brasil)...ONGS QUE MAMAVAM FORAM ESTANCADAS E ESTÃO INCENDIANDO A AMAZONIA COVARDEMENTE..

    1 10 Responder

  • Bigorna | 1 mês atrás

    Grande presidente, afinal esta turma esta querenrdo é saquear o Brasil, tirar as coisas boas e ficarmos somente com o solo limpinho e seco. O presidente esta certo e esta turma que perederam os empreguinhos que tinham com estas ongs, recheiada de picaretas, e exploradores que viviam a receber dinheiro sem trabalho e na mordomia, vai acabar... VÃO TRABALHAR VAGABUMDOS.....O BRASIL AGORA É OUTRO DE TRABALHADORES E HONESTOS.... ONGS, é coisa do passado e dos que viviam mendigando coisas do nosso Brasil.;

    7 12 Responder

    Riala Mafon - 1 mês atrás

    Meu Deus, Bigorna, vc tinha que ser diferente, eu não posso crer no que vc escreveu, me diga que é brincadeira...

    8 4

    CERTISSIMO BIGORNA - 1 mês atrás

    esta coitada deste alair ....é mais um que mamava e agora secou...kkkkkk vai trabaia vagabundo junto com seus colegas

    4 8

    Patense em DF - 1 mês atrás

    Tem uma dessas ONGs aqui em Brasília, que eu sei, o diretor recebe mais de 40 mil por mês! Pra isso tudo?

    3 8

    Riala Mafon - 1 mês atrás

    AOS ADVERSÁRIOS DA RAZÃO---------------O que está em julgamento não são as ONGs, é o comportamento do presidente que é completamente caolho e vingativo. O Mundo Rico Vai julgar não as ONGs e que sua eficácia é apenas dedução de um homem destemperado e inadequado como deputado e incrivelmente como presidente. Os fazendeiros são comedores de horizontes, até onde a vista alcança não os satisfaz, tem que avançarem mais e mais... Esquecem os egoístas, que o que eles plantam ou criam tem que ser comercializados lá fora, e se lá fora não comprarem mais como vai ser ? Caros amigos frustrados, não custa e é nobre fazer a meia culpa e dormir com a consciência leve sem o jugo da culpa de ter -se deixado enganar pelo símbolos das armas com os quirodáctilos como símios imitadores.

    8 0