O proprietário de um comércio de carnes no centro da cidade, também garantiu a qualidade da carne.

Após a grande operação da Polícia Federal que verificou algumas irregularidades em frigoríficos das maiores empresas de carne do Brasil, muitos mostraram preocupação sobre a real qualidade da carne que vem sendo consumida no país. Em Patos de Minas, os questionamentos não foram diferentes. O Patos Hoje conversou com proprietários de açougues na cidade e eles garantiram a qualidade da carne comercializada na cidade.

Roberto Carlos Viera, proprietário de um açougue no Bairro Santa Terezinha, explicou que cerca de 80% dos açougues de Patos de Minas não trabalha com a carne embalada que foi o principal alvo das investigações. Ele informou que a cidade ainda não possui um frigorífico para abater e preparar a carne bovina, mas a maioria adquire ou cria seus próprios animais e encaminha para o abate em frigoríficos na região, como em São Gotardo ou Patrocínio.

“Estamos trabalhando há 2 anos e 4 meses para montar o Frigopatos. O terreno já foi adquirido próximo à Mercifran. Falta apenas a documentação dos órgãos competentes”, informou. Roberto contou que ele mesmo cria os animais e mostrou as notas fiscais e Guias de Transporte Animal- GTA- expedidas pelos órgãos responsáveis. “O abate acontece em um dia e dois dias depois está de volta em 4 quartos resfriados”, explicou. Ele garantiu a qualidade da carne que comercializa. “Com o problema da carne adulterada, já senti um aumento de 20% nas vendas. As pessoas conhecem a nossa carne”, afirmou.

Tiago da Silva Carneiro, proprietário de um comércio de carnes no centro da cidade, também garantiu a qualidade da carne vendida pelos açougues da cidade. Ele contou que da mesma forma que Roberto produz os animais e envia para o abate no frigorífico de São Gotardo. “Nós não usamos conservantes e a carne que comercializamos não é embalada. O gado é produzido por nós”, afirmou. Com relação ao frigorífico de São Gotardo, ele também destacou que lá é tudo regular.

O Patos Hoje também conversou com a coordenadora da Vigilância Sanitária de Patos de Minas, Lílian Marinho. Ela informou que o órgão faz fiscalizações rotineiras nos comércios e elogiou os estabelecimentos. Ela contou que não tem presenciado muitas irregularidades. “Quando a gente encontra algo, a gente toma as devidas providências como determina a legislação. Já descartamos mais de 400kg de carne em um açougue da cidade”, afirmou.

Lílian contou que todo supermercado, açougue ou hipermercado que comercializa carne são fiscalizados pela vigilância. O trabalho é verificar principalmente como estão sendo feitos o armazenamento e a manipulação da carne. “A indústria é fiscalizada por outros órgãos. Com relação à transformação de carnes, linguiça e pelotinhas, a fiscalização é feita pelo Serviço de Inspeção Municipal-SIM.”, informou.

A coordenadora também deixou o número da Vigilância Sanitária para que as pessoas possam denunciar alguma irregularidade. O número é 3822 9623. O órgão fica aberto de segunda a sexta-feira das 07h00 às 11h00 e das 13h30 às 17h00.

Autor: Farley Rocha