O rapaz teve que ser contido pelos seguranças e funcionários da UPA.

Um jovem que acompanhava uma paciente na UPA do bairro Jardim Peluzzo entrou em atrito com os funcionários da unidade e teve que ser contido pelos vigilantes na manhã desta sexta-feira (25). Segundo os servidores, ele tentou entrar à força no espaço da unidade que é destinado aos pacientes.

A direção da Unidade de Pronto Atendimento explicou que a norma é que o paciente tenha apenas um acompanhante durante o atendimento. Isso porque a movimentação no local é intensa e o espaço físico não comporta. No caso dessa paciente, já havia um acompanhante e o jovem insistiu em permanecer no local, entrando em luta corporal com o vigilante. A Polícia Militar teve que ser acionada.

Esse caso, no entanto, não é um fato isolado. “Nem sempre, as pessoas que buscam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento conseguem manter a calma”, afirma o vigilante. O vidro quebrado logo na entrada da UPA, segundo o funcionário, é fruto da ação de um paciente que não concordou em esperar pelo atendimento.

Agressões verbais contra funcionários da UPA também já ocorreram. Para evitar situações mais graves, a Secretaria de Saúde mantém vigilantes 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento. Em último caso, como ocorreu hoje, a Polícia Militar também é acionada para garantir a segurança dos pacientes e dos funcionários.

“Algumas pessoas não entendem que a violência só vai aumentar o problema”, argumentou um funcionário da UPA que preferiu não se identificar.