Um motociclista morreu ao bater na traseira de um veículo na JK.

Balanço dos acidentes de trânsito feito pela Polícia Militar a pedido do Patos Hoje mostra uma redução importante no número de acidentes nos oito primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo assim os dados são preocupantes e mostram um desrespeito por parte dos condutores.

De janeiro a agosto de 2017, a Polícia Militar registrou 929 acidentes de trânsito com vítimas de ferimentos. Este número representa uma redução de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 957 acidentes com vítimas de ferimentos. Esses dados são referentes ao perímetro urbano, que é atendido pela Polícia Militar.

Com relação ao número de acidentes sem vítimas de ferimentos, a redução no período de janeiro a agosto deste ano foi ainda maior. A Polícia Militar registrou 795 acidentes sem vítimas em 2017 contra 943 acidentes do mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 16%.

De qualquer forma, os números ainda preocupam. Incluindo todos os tipos de acidentes, foram registrados 1.724 batidas, uma média superior a sete acidentes de trânsito por dia em Patos de Minas. E o que é pior, o trânsito continua tirando vidas. Foram seis mortes de motociclistas só nos últimos meses.

No dia 18 de julho, um motociclista de 45 anos morreu ao bater na traseira de um veículo no início na Avenida JK.  Alguns dias, uma jovem grávida de seis meses bateu em um carro no Bairro Planalto e teve trauma. Ela foi mantida em aparelhos e o bebê nasceu, mas a jovem morreu poucos dias depois.

Em junho, um motociclista de 29 anos morreu depois de bater violentamente contra uma lixeira na Avenida Paracatu. Ele voltava do trabalho. Também no mês de junho, um jovem de 22 anos, inabilitado, morreu ao bater de frente com um carro na Rua São Geraldo. No mês de março, uma jovem motociclista de 26 anos também morreu dias depois de bater em uma caminhonete no cruzamento da Rua Rui Barbosa com a Joaquim das Chagas. Por último, um jovem de 21 anos morreu depois de bater em um carro na Rua das Petúnias, no centro de Patos de Minas.

O grande número de mortes serve de alerta, principalmente para os motociclistas. A Semana Nacional do Trânsito, aberta nessa segunda-feira (19) em Patos de Minas, é uma tentativa de fazer com que os condutores de veículos sejam mais tolerantes e prudentes no trânsito, um comportamento que pode salvar vidas.