O motorista levava ao cãozinho de estimação solto no carro.

Um acidente na manhã desta terça-feira (12) na rua Barão do Rio Branco chamou a atenção para uma cena que é comum em Patos de Minas e que pode provocar problemas no trânsito. O motorista levava ao cãozinho de estimação solto no carro e perdeu o controle da direção ao segurar o animal. Ele acabou batendo na traseira de outro carro que estava parado.

O veículo que estava estacionado foi parar em cima do passeio. Ninguém ficou ferido, mas os dois carros ficaram danificados. Um problema que poderia ter sido evitado se o condutor tivesse usado um dispositivo de segurança para condução de animais de estimação em veículos. A reportagem do Patos Hoje foi até uma clínica veterinária em busca de orientação para os proprietários de cães.

A médica veterinária Ana Maria Navarro explica que o mercado disponibiliza uma série de opções  em dispositivos de segurança para o transporte de animais de estimação. São cintos de segurança, caixas e bolsas de transporte e até um bebê conforto que permite ao animal ficar próximo à janela observando toda a movimentação.

Os dispositivos de segurança, além de permitir que o animal seja transportado sem que o motorista tenha que dividir a atenção, também oferecem mais conforto para o cãozinho de estimação. Além disso, em caso de acidente, tanto o animal quanto os ocupantes do veículo estarão mais protegidos.

A adoção dessas medidas também evita problemas com a fiscalização. Transportar animais dentro do carro, sem os dispositivos de segurança constitui infração de trânsito passível de  multa e perda de pontos na carteira.