Somente nos últimos dias, a Polícia Militar apreendeu quatro bicicletas motorizadas irregulares.

As bicicletas motorizadas estão cada vez mais presentes no trânsito de Patos de Minas. Mas estes veículos também são regulamentados pela legislação e muitos deles estão em desacordo com as regras de trânsito e pondo em risco as pessoas que utilizam as vias públicas. Somente nos últimos dias, a Polícia Militar apreendeu quatro bicicletas motorizadas irregulares.

Segundo o capitão Ferreira, muita gente está adaptando motores às bicicletas comuns. Ele explica que a mudança faz com que a bicicleta seja comparada a um ciclomotor e a lei exige que esses veículos estejam documentados e sendo conduzidos por pessoas devidamente habilitadas para a categoria. Nas ruas Patos de Minas esta exigência não tem sido observada.

O comandante da 86ª Companhia da Polícia Militar afirma que, além de não possuir documentação, os condutores das bicicletas não têm respeitado as regras de trânsito. Eles trafegam pela contramão, não respeitam a sinalização, não usam equipamentos de segurança e põem em risco a própria vida e a de outras pessoas”, explicou o capitão Ferreira.

Para prevenir acidentes com esses veículos, a Polícia Militar tem feito um trabalho direcionado para as bicicletas motorizadas. Foram quatro veículos apreendidos até agora e, segundo a Polícia Militar, o trabalho de fiscalização desses veículos vai continuar, principalmente para prevenir que acidentes aconteçam.

Para que não sejam enquadradas nas regras do Contran e estejam livres das exigências, a bicicleta motorizada, os ciclomotores e os ciclo elétricos devem ter limite máximo de velocidade de 20km/h e só podem trafegar por ciclovias e ciclo faixas. No caso das bicicletas elétricas de propulsão humana o limite de velocidade é de 25km/h.