O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) lança, na próxima segunda-feira (03) na cidade de Uberaba, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Febre Aftosa. A solenidade acontece às 10h no Parque de Exposições, juntamente com a solenidade de abertura da 76ª edição da Expozebu que vai até dia 10 de maio.

Nesta primeira etapa da campanha nacional, a expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), é que 22,4 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades sejam imunizados nas 338 mil propriedades rurais distribuídas nos 853 municípios mineiros.

Para o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, somente com ações conjugadas e integradas entre os estados pode-se ter sucesso na luta contra a ocorrência desta enfermidade. “Dessa maneira, a erradicação definitiva da febre aftosa em Minas Gerais exige que a vacinação dos animais seja mantida em todo o seu território por pelo menos um ou dois anos”, afirma.

O diretor-geral do IMA acrescentou ainda que Minas Gerais está há 14 anos sem febre aftosa com vacinação e que para vencer a aftosa é preciso vontade política, criação de uma forte estrutura de fiscalização e vigilância, além de contar com a efetiva participação da iniciativa privada. “Este é um compromisso que tem que ser assumido regionalmente, pelos estados, para que ações futuras possam ser cumpridas por todos”, explica.