Ultimamente estamos recorrentemente ouvindo sobre vírus, e, eles, infelizmente, mudaram nosso dia a dia e trouxeram muitos prejuízos. 

Mas, de onde surgiram os vírus, existe alguma função benéfica?

Existe uma discussão no meio científico se os vírus são ou não seres vivos. Mas, será que mesmo causando tantos problemas os vírus não são vivos???

Os vírus são agentes infecciosos, ou seja, não existem vírus benéficos. São seres acelulares (não são formados por células). Constituem-se de moléculas de ácido nucleico (DNA ou RNA), e como não tem célula eles possuem um envoltório proteico formado por uma ou várias proteínas. Assim o vírus é, simplificadamente, “uma capa de proteína com um DNA/RNA dentro”. 

São parasitas intracelulares obrigatórios e não possuem metabolismo, sendo assim eles precisam estar dentro de uma célula viva para se replicarem e usam a “máquina” (metabolismo) da célula. 

Assim, a discussão é pautada nisso: todo ser vivo deve ter obrigatoriamente células, e todo ser vivo deve ter metabolismo, os vírus são incapazes de crescer em tamanho e de se dividir. Pois bem, o vírus não se encaixa nestas características, sendo, portando considerado um ser vivoide. 

Por outro lado, alguns cientistas consideram que os vírus realizam algumas atividades consideravelmente complexas, inclusive com a capacidade de “enganar” o sistema imunológico e causando doenças, além de apresentarem capacidade de evolução, ou seja, irem mudando de acordo com a condição ambiental de forma favorável para si. 

Então este ser que nem é vivo ou “morto” causa somente coisas ruins? De fato, Sim, pois todos os vírus são deletérios. 

Os vírus surgiram há bilhões de anos e, uma parte dos cientistas acredita que foram as primeiras entidades capazes de replicar seu material genético a partir de moléculas dispersas na atmosfera e, consequentemente foram evoluindo ao longo do bilhões de anos. 

Há muitos vírus de interesse na saúde coletiva que de tempos em tempos estão em voga, tais como: o HIV, HPV, vírus da raiva, da febre amarela, dentre outros que, inclusive, fazem parte do calendário vacinal brasileiro. 

Os vírus popularmente chamados “coronavírus” são estudados desde a década de 1960, e sua transmissão para humanos ainda é pouco detalhada, mas já se sabe que tal zoonose está ligada a animais silvestres, sobretudo, morcegos. 

Os vírus são seres muito simples, do ponto de vista estrutural, e estão em nosso dia a dia muito antes de nossa origem humana. Há muitos anos muitos pesquisadores tem alertado, devido ao comportamento de muitos vírus em animais silvestres que podem mutar e chegar aos humanos, a possibilidade de pandemias que estão diretamente associadas à destruição do habitat natural das mais diversas espécies de animais pelo planeta. 

Seu perigo de contágio está, justamente, no fato de serem muito, muito pequenos, assim eles podem entrar em praticamente todos os locais! Portanto, os vírus são um problema e o mundo precisa de pesquisa, de ciência, de divulgação e interpretação de texto para que possamos enfrentar esta "guerra", mas, logicamente com ciência e com conhecimento verdadeiro sem negacionismo! 

 

 

PEREIRA, Saulo Gonçalves. Vírus, vírus vírus, por que me persegues?  2021. Disponível em: https://www.patoshoje.com.br/blog/virus-virus-virus-por-que-me-persegues-65721.html. Acesso em: dia, mês. ano.