Saiba o que precisa observar na hora de escolher pescados para preparar receitas. Você comprará fresco ou congelado?


Nossos rios e mares têm uma enorme variedade de peixes, ingredientes de receitas em todo o mundo. Sejam fritos, assados, ensopados, moquecas ou até mesmo crus, os pratos com peixe são deliciosos e saudáveis. 


No entanto, é importante ter alguns cuidados na hora de comprar pescados, seja ele fresco ou congelado. Temperatura ideal e boas condições de armazenamento influenciam a qualidade da carne e a sua segurança ao consumi-la. Como fazer boas escolhas? As dicas abaixo vão ajudar.

Compre em locais de confiança
As chances de conseguir um bom pescado são maiores se você sempre comprar em estabelecimentos nos quais confia, de preferência produtos dos quais você saiba a procedência e consiga checar as condições de armazenamento. No entanto, quando isso não for possível, preste mais atenção ainda nas outras dicas abaixo.

Como escolher peixe congelado
Nem sempre é possível encontrar peixe fresco, especialmente se você não mora no litoral ou próximo a rios. Nesses casos, os peixes congelados podem ser boas opções. Todavia, você deve observar vários fatores:

a embalagem deve estar fechada, seca e limpa. Se estiver amassada ou molhada (com cara de que o peixe descongelou e depois foi resfriado novamente), evite;
retire o peixe do freezer e observe se ele conserva uma boa aparência e cor característica da espécie à qual pertence. Esse tipo de alteração pode ser indicativo de que a carne não está mais tão boa, o que influencia o sabor, a textura e a segurança do consumo;
verifique a temperatura e as condições de higiene do local onde o peixe está armazenado. A maioria das espécies fica conservada a cerca de -12 °C, mas isso pode variar. Se o peixe é processado, essa informação deve constar no rótulo.

Como escolher peixe fresco
Se você tem a opção de comprar peixe fresco, essa é quase sempre uma escolha melhor para o sabor das suas receitas, mas ainda mais delicada na hora da escolha. Sempre preste atenção às dicas a seguir:

prefira os peixes inteiros e sempre verifique se eles estão com uma boa aparência. Quase sempre dá para ver, com uma observação mais minuciosa, quando o produto não é mais tão fresco assim, evite;
a pele deve estar brilhante e sem manchas;
as escamas devem estar bem aderidas à pele, brilhantes e firmes, ou seja, com boa aparência;
as guelras devem ter cor avermelhada e viva;
o melhor é que não haja muco, mas, se houver, ele deve ser transparente;
o peixe tem um odor característico, mas preste atenção se estiver cheirando demais, visto que isso pode ser sinal de que as condições de armazenamento não estão ideais;
a textura da carne deve ser firme. Se for comprar filés, é mais fácil observar. Porém, ao comprar o peixe inteiro, também dá para apertá-lo e se certificar de que não está mole demais; 
os olhos também dão sinal de que o peixe está mesmo fresco: devem estar ainda brilhantes e em cores vivas. Olhos escuros e fundos também podem ser sinais de que a carne está estragando.

Saiba como guardar
O peixe, assim como outros frios e carnes, deve ser um dos últimos produtos a serem colocados no carrinho, para ficar o menor tempo possível em temperatura ambiente. Ao chegar em casa, o alimento deve ir logo para um ambiente refrigerado, mesmo que você pretenda consumi-lo em breve. 


Se o peixe for congelado, e você não for comê-lo no mesmo dia, leve ao congelador. O ideal é descongelar na geladeira, poucas horas antes do preparo. Não tente acelerar o processo colocando a carne direto na água, pois isso pode fazer com que ela perca nutrientes, textura e sabor.