Sua prima te convida pra ir ao casamento dela em um domingo as 11h15min da manhã, você sabe se vestir para casamentos, mas logo pensa: “Eita, mas esse horário? Vou de vestido longo? De salto? E o marido, vai de terno preto?”.

Ao longo da vida recebemos muitos convites. Batizados, aniversários, almoços, premiações, formaturas, casamentos e eventos empresariais. Os tipos, horários e níveis de formalidade podem variar, mas a dúvida na hora de se vestir sempre surge. Será que essa roupa tá boa? Como as pessoas estarão vestidas? Será que estou arrumada (o) demais? Ou de menos?

Quem nunca pesquisou fotos do bar ou de edições passadas daquele evento para ver como as pessoas se vestem lá? A verdade é que nós gostamos de nos sentir parte de algo. Seja do evento ou da família. E a roupa contribui muito para aumentar ou diminuir esta sensação. Quando vamos à praia usamos roupa de banho, biquínis, maiôs, sungas, saídas de praia, etc. Se uma pessoa usa um vestido todo bordado na praia ou um terno preto, certamente despertará olhares curiosos e de estranhamento. Já que aquela roupa “não combina” com aquele lugar.

Da mesma forma quando vamos a um casamento, usamos uma roupa que faça jus aquele convite tão especial. Quem já se casou sabe o quanto é difícil fazer a lista de convidados. Então, os convidados podem retribuir essa consideração usando suas melhores roupas e tornando o dia dos noivos ainda mais lindo. Se alguém for de jeans e camiseta ou de short e chinelos se sentirá deslocado e provavelmente a vontade de ir embora surgirá mais cedo.

Para que esses erros não aconteçam e você corra o riso de usar a roupa inadequada nos eventos existe o Dress code. Um manual para te direcionar na hora de se vestir em eventos sociais, ambientes de trabalho, entrevistas de emprego ou mesmo para ir à escola ou faculdade. Geralmente o traje vem especificado no convite, caso seja um casamento ou formatura, mas se não houver especificação com esse artigo você saberá o que fazer.  

TRAJE ESPORTE

Também conhecido como casual. É indicado para eventos informais e realizados durante o dia, como almoço de negócios no final de semana, aniversários, churrasco da empresa, etc. O nome é esportivo, mas nada de usar roupas para esporte como camisa de time e tênis de caminhada! Esse dress code é o mais flexível, tecidos simples e leves podem ser usados sem medo.

Para as mulheres cabem os vestidos curtos lisos ou com estampas coloridas e chamativas, shorts, saias e até calça jeans. Os sapatos baixos são ideais e se for usar salto é melhor que seja bloco ou anabela.

Para os homens este traje inclui calça jeans ou sarja, camisa estampada mais despojada, camiseta de malha, gola polo, sapatênis ou um tênis mais moderno e mocassim. Se estiver frio, blazer discreto.

TRAJE ESPORTE FINO

Também conhecido como Passeio, Tenue de Ville, Alto Esporte. É indicado para usar no trabalho (caso o trabalho seja formal), e em eventos sociais como inaugurações, coquetéis, eventos culturais e algumas formaturas. Os tecidos mais refinados são os mais indicados, como o linho, a seda, o crepe, a viscose, o musseline, entre outros.

Para as mulheres são indicados vestidos mais simples e curtos ou midi, pantalonas, saias, conjuntos ou terninhos. As estampas não são proibidas, mas devem ser mais discretas.  Os sapatos têm salto de médio ou alto e bolsas menores. O brilho pode ser usado com moderação. 

Para os homens a polo dá lugar a camisa de manga comprida, que pode ser colorida, com listas finas ou xadrez miúdo. Se o evento for durante o dia, é opcional usar um blazer claro e a gravata é dispensada. Os tênis e sapatênis ainda podem ser usados. Se o evento for ao final da tarde ou à noite, terno escuro e gravata são mais indicados. As gravatas podem ser coloridas e estampadas. Para os pés sapatos de couro (com bico arrendondado), combinando com a cor do cinto.

TRAJE SOCIAL

Pode ser chamado de Passeio completo também. É usado em casamentos, formaturas, premiações e jantares especiais. Este dress code pede tecidos nobres como cetim, crepe, seda.

As mulheres podem usar vestidos longos, midi ou curtos desde que o tecido seja refinado. Também podem ser usados os Tailleus, macacões festivos e pantalonas se combinadas com blusas elegantes. Os decotes, brilhos e transparência são recomendados com moderação. Saltos altos, sandálias refinadas e rasteiras festivas (com pedrarias) vão bem. Joias ou bijuterias finas arrematam o look e a bolsa ideal é a clutch.

Os homens podem investir em ternos escuros (calça e blusa combinando), camisa lisa branca ou azul clara, gravata discreta e sapato combinando com o cinto. 

TRAJE GALA

Também conhecido como black-tie, À Rigor, Tenue de Soirée ou Habillée. Os nomes chiques já indicam que são usados em festas muito sofisticadas. Os tecidos nobres são imprescindíveis, como seda pura, rendas finas, bordados, organza, crepe, jérsei, cetim, tafetá, dentre outros.

Às mulheres o indicado são sempre vestidos longos de tecidos nobres, com bordados, decotes, fendas e caudas. Os saltos finos e as bolsas de mão são o match perfeito. As joias ou bijuterias finas vão finalizar o look. E a make e o cabelo precisam estar impecáveis.

Para os homens o traje de gala é composto pelo smoking completo, com camisa branca, faixa na cintura, cetim na lapela e gravata borboleta preta. O look é finalizado com sapatos de verniz ou couro. Este traje é o ideal para os formandos no baile de formatura.

Agora que já sabemos os tipos de dress code e as ocasiões onde cada um é utilizado fica mais fácil escolher o look. Lembre-se que o dress code é um direcionamento para que você não se sinta um ET no evento. Caso não venha especificado no convite ou você não saiba que tipo de traje é aquele não tenha vergonha de perguntar: é melhor ter certeza do que arriscar e se frustrar lá.

Agora me conta aqui: você já pagou aquele King Kong por não saber qual roupa usar?

Se você gosta de saber mais sobre moda, beleza e comportamento, me siga no Instagram @apriscilamatos.