A sífilis é uma doença infecciosa, classificada como uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), de evolução crônica que acomete exclusivamente o ser humano, seu tratamento é de baixo custo, apesar de existirem testes e diagnósticos simples, ainda é considerada um problema de saúde pública denotando assim a importância de seus estudos a nível epidemiológico regional.

Um estudo conduzido pelos pesquisadores Matheus Henrique da Silva (biomédico), Amanda Cristina Mendes Santos (biomédica), Érika Thamires de Oliveira (odontóloga) e Saulo Gonçalves Pereira (biólogo e pedagogo) objetivou identificar a frequência e o acometimento da sífilis na terceira idade entre os anos de 2010 a 2020 através de dados epidemiológicos resgatados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizados pelo Setor de Epidemiologia da cidade de Patos de Minas-MG. 

O estudo apresentou que a Sífilis trata-se de uma infecção sistêmica crônica que é causada pela bactéria Treponema pallidum. No geral são sexualmente transmissíveis por contato sexual com as lesões infecciosas, algumas lesões são popularmente chamadas de cancro, ou também de placa mucosa e erupção e condilomas. Infecção menos comum pode incluir contato pessoal não se dar pela via sexual, infecção pode ser via intrauterina, ou transfusão de sangue e transplante de órgão que são menos comuns.

Entre os anos de 2010 e 2020, na cidade de Patos de Minas foram registrados 464 casos de acometimento de sífilis em maioria com pessoas do sexo masculino, percebe-se um número significativo no grupo com idade de 20 a 29 anos com 190 notificações, o grupo etário dos 30 a 39 anos com 89 casos notificados, e do grupo etário de 60 a 80 anos um total de 25 casos notificados com maioria entre homens. 

Em Patos de Minas, no recorte temporal analisado os resultados demonstraram que a sífilis na terceira idade tem aumentado ao logo dos anos, e que as discussões sobre sexo na terceira idade são, ainda, negligenciadas por grande parte dos profissionais de saúde e da sociedade em geral, todavia, tal assunto é motivo de preocupação, tendo em vista o aumento das IST’s. 

A falta de prevenção pelo grupo etário da terceira idade relaciona-se, de acordo com a pesquisa, principalmente com a falta de conhecimento a respeito do uso do preservativo, preconceito, vergonha, além do mito de que métodos de prevenção são usados apenas em uma possível gravidez. Destaca-se também o receio de comprar o preservativo em um estabelecimento e ser julgado(a) pela sociedade em geral. A terceira idade acredita que o uso do preservativo compromete a ereção na hora do ato sexual, isso mostra que há certo desconhecimento do manuseio adequado . 

Cabe ressaltar que a sífilis é uma doença de notificação compulsória, todavia os dados podem ser ainda maiores, tendo em vista que muitos indivíduos podem não procurar tratamento, tendo em vista de tratar-se de IST o que, ainda, causa constrangimento 

A educação sexual é um tema indispensável para a formação de todas as pessoas e deveria estar em todos os canais de comunicação, devendo ser oferecida em todos ambientes educativos formais e informais. 

 

O artigo pode ser acessado na integra pelo link: 

SILVA, M. H. da; MENDES SANTOS, A. C. .; OLIVEIRA , Érika T. de; GONÇALVES PEREIRA, S. EPIDEMIOLOGIA DA SÍFILIS NA TERCEIRA IDADE NO MUNICIPIO DE PATOS DE MINAS - MG ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2020. RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, [S. l.], v. 1, n. 3, p. e1330, 2021. DOI: 10.53612/recisatec.v1i3.30. Disponível em: https://recisatec.com.br/index.php/recisatec/article/view/30. Acesso em: 29 mar. 2022.

 

Publique seus artigos: www.scientiageneralis.com.br