A primeira impressão é a que fica! Por isso, no dia da sua entrevista de emprego, pelo amor de Deus, vá bem vestido! Ah, mas e a minha personalidade? Preciso estar “montada”, chique e toda produzida? Calma, que esta coluna foi escrita para te retirar dessa enrascada e deixar o seu recrutador impressionado – mas do jeito certo, claro. Entretanto, guarde a primeira frase deste artigo: a primeira impressão é a que fica! Bora aprender?

Todo mundo já foi convidado para uma entrevista de emprego e foi surpreendido com essa pergunta: o que eu vou vestir? Para alguns, este não é um detalhe importante, mas todo recrutador sabe que esse não é um mero detalhe e sim um ponto chave para decidir quem contratar. Então, não dá para bobear, né! Você precisa estar alinhado e seu look deve conversar com o dress code da empresa. Vou explicar melhor! E essa é a primeira dica.

Conhecer a empresa que você deseja entrar é essencial. Pesquisa na internet, fale com conhecidos, veja as redes sociais e etc. Depois disso, busque reproduzir aquilo que os atuais colaboradores usam. Pense que você já trabalha lá e vista-se como quem já faz parte do time. A ideia aqui é copiar mesmo. Ah, mas eles usam uniforme, e aí, te peguei!? A lógica é a mesma repare no modelo, nas cores, no sapato e pronto.

Entretanto, há algumas dicas básicas que são curingas e vão te ajudar em qualquer entrevista. Vou listar aqui:

·         Roupas com cores escuras ou neutras (branco, bege, cinza, azul-marinho, preto);

·         Roupas com modelagens clássicas (terno, blazer, tailleur, camisa e calça social);

·         Sapatos fechados de cor escura;

·         Sapatos sem salto ou com salto médio;

·         Maquiagem leve.

O que causa má impressão:

·         Cores fortes;

·         Estampas marcantes;

·         Decotes;

·         Bijuterias, joias e acessórios em excesso;

·         Roupas muito curtas;

·         Sapatos muito altos;

·         Maquiagem forte.

Não perca o foco 

As entrevistas de emprego são feitas para avaliar suas competências e não sua aparecia. Por isso, não esteja vestido de maneira a desviar a atenção. Evite se expor demais, com peças e itens que desviem a atenção do entrevistador daquilo que te qualifica para a função.

Adeque seu perfil 

Nem toda empresa quer que você trabalhe com roupas ultra-formais. Uma agência de publicidade, por exemplo, é um ambiente mais informal, ou seja, os looks podem ser mais leves, mais criativos e informais. O que é diferente para um escritório de advocacia, ambiente formal e muito sério. Aqui o estilo clássico predomina. Em ambos os casos, o exagero não é recomendado. Faça o seu melhor, mas mantendo sempre o bom-senso.

Estilo formal:

Terno com gravata ou tailleur;

Camisa e calça social;

Blusa com saia de comprimento médio (até o joelho);

Vestidos com comprimento médio (até o joelho).

Estilo descolado:

Calça jeans;

Camisa social ou polo;

Blusas de cores e estampas leves;

Vestidos de comprimento médio (até o joelho).

É óbvio, mas não custa reforçar 

A nossa imagem é uma construção, por isso tudo conta, não só a roupa. Tenha muita atenção ao cabelo, às unhas e ao estado das peças que você usa. Não precisa ser nada luxuoso, apenas conservado e bem limpo. Assim, você pode transmitir o seu melhor. Ah, e o astral também conta, viu! Vá confiante e arrase na sua entrevista de emprego!