Sua amiga está usando um batom lindíssimo quando vocês se se encontram e você não perde a oportunidade de experimentar. Mas ao passar o batom em sua boca parece que a cor mudou, o efeito não é o mesmo e até seus dentes parecem mais amarelados! Seu primeiro pensamento é que tem algo de errado com você ou com sua pele. Não é nada disso! A explicação é muito mais profunda e está atrelada ao seu DNA.

Outra situação que pode acontecer é você vê que cabelos com efeito iluminado que estão super em alta e resolve fazer uma mudança no seu visual. Vai em um salão bom e o resultado não fica como você esperava. Você se sente meio apagada, suas olheiras se intensificaram e parece até que envelheceu. Calma, não há nada de errado com você. O que aconteceu foi que o seu contraste natural não foi respeitado.

Quando uma cor de cabelo, batom ou roupa não valoriza sua beleza natural é por causa de dois fatores: as cores não estão na sua cartela (falei sobre coloração pessoal aqui) ou não é compatível com seu contraste natural. Mas afinal, o que é esse contraste?

O contraste pessoal é a diferença entre os tons dos seus cabelos, olhos, sobrancelhas e pele. Ele pode ter três níveis:

Baixo contraste: quando os tons do cabelo, pele e olhos são praticamente os mesmos, como no caso da Lupita Nyong'o e da Angélica.

Lupita Nyong'oAngélica

Médio contraste: quando existe pouca diferença ente os tons do cabelo,  olhos e  pele. É o que acontece com a Beyoncé e a Gisele Bündchen.

Beyoncé

Alto contraste: quando a diferença entre os tons de cabelo olhos e pele é muito grande. Como no caso da Isis Valverde e da Cardi B.

Isis Valverde

Esse contraste é o motivo pelo qual algumas alterações capilares não dão certo. Como quando a Juliana Paes descoloriu completamente os cabelos para um trabalho,mudando seu contraste de médio para baixo. Sua imagem fica muito artificial, pois não repete a característica natural da pele dela. Podemos observar que ela usa muito mais maquiagem para compensar os efeitos negativos que um cabelo de baixo contraste causam nela.

 

O mesmo ocorre com os batons. Os tons de nude são muito populares e bastante utilizados para contrapor um olho elaborado na maquiagem. Ele pode deixar as mulheres de baixo contraste lindíssimas, mas detonar as de alto contraste. Pois seu efeito é de “apagar” a boca, deixando o rosto todo da mesma cor. Para as belezas de contraste alto esse “apagamento” ressalta o cabelo escuro e a pessoa se torna um “ cabelo ambulante”.

Os tons de roupa também são influenciados pelo contraste. Tons vibrantes e combinações complementares tem alto contraste. Enquanto as combinações monocromáticas e as cores opacas possuem baixo contraste. Por isso ás vezes temos a impressão de que a roupa chegou primeiro do que a pessoa. O ideal é que a roupa acompanhe a pessoa e o resultado apreciado seja o conjunto da obra.

Para escolher estampas o contraste é fundamental. Nós sabemos que algumas estampas nos caem bem e outras não. E podemos até não gostar de estampas por não sabermos qual contraste nos valoriza. Mas para você não errar mais vou te ensinar um truque: quando tiver dúvidas coloque a foto em preto e branco. O contraste alto irá gritar e os demais serão facilmente reconhecidos. Escolha a estampa que acompanha seu contraste natural, assim sua beleza ficará em primeiro plano.

Faz o teste e me conta se você conseguiu perceber a diferença.

Me conta aqui nos comentários ou me manda lá no Instagram @apriscilamatos.