TODOS OS ÓRGÃOS de comunicação noticiaram que o temporal em Petrópolis foi “a pior chuva desde 1932”, repercutindo declaração do governador do Rio durante coletiva com o prefeito, concedida no dia seguinte.

A afirmação replicada a rodo passa a falsa informação de que em 1932 teria havido naquele perímetro uma supercélula (como é conhecido o raro fenômeno) comparável aos inacreditáveis 230 LITROS POR METRO QUADRADO (ou 230mm) precipitados na cidade.

Na verdade, 1932 foi o ano em que as medições pluviométricas consultadas tiveram início. Em apenas três horas (das 16h às 19h, no dia 15), caiu um volume d’água correspondente a um mês de chuva, e até o momento não se conhece outro registro semelhante na região.

* * * *

É comum dizer que uma obra escrita por duas pessoas foi feita “a quatros mãos”, como no famoso pedido de rendição redigido por Michel Temer e assinado por Jair Bolsonaro após o “putsch” de Sete de Setembro. Veja outro exemplo nesta resenha de filme:

“A grande força de Moneyball (no original) está no roteiro escrito a quatro mãos por Steven Zaillian (A Lista de Schindler) e Aaron Sorkin (Meu Querido Presidente).”

A expressão faz tanto sentido quanto dizer que escritores solitários escrevem “a duas mãos”, o que seria aplicável a poucas pessoas, entre elas Leonardo Da Vinci, que era ambidestro.

 

Email: [email protected]
Twtt/Insta: @canaldonelio
Outros artigos: X-POILER
Siga o autor no FACE