Com certeza você já ouviu alguma palavra do mundo da moda e ficou em dúvida; ou entrou numa loja e não entendeu a língua da vendedora. Também aposto que viu aquela bloguerinha famosa vestindo uma roupa linda e você não faz ideia do nome e por isso não dá nem para pesquisar no Google. Ai, ai é cansativa a vida da mulher contemporânea...   

Mas calma! Ninguém nasce sabendo e essas coisas vão mudando ao longo do tempo mesmo. Então, para te atualizar dos termos que estão em alta, e para que você não fique perdida quando começarem a falar sobre as trends do momento, preparei este texto com as 10 palavras essenciais para você se antenar. Vamos lá!

A primeira palavra é ela Trend: Essa você deve ouvir sempre, trend do Tik-tok, do Instagram, do Whatsapp, da moda e até do mercado financeiro. É a abreviação da palavra tendência em inglês, e se refere às tendências do momento dentro dos aplicativos, no mundo da moda e no mercado financeiro. Por exemplo, vídeos de dancinha e os looks das participantes do bbb são trends.

Marsala: a cor escolhida pela Pantone para o ano de 2015 e desde então este nome passou a fazer parte do nosso dia a dia. É um tom de vermelho mais amarronzado e tem pouca diferença entre as cores vinho, bordô e Borgonha, sendo variações de tonalidade do vermelho escuro. No fim é tudo a mesma coisa, se a vendedora falar marsala, lembre-se que é a cor vinho.

Clucth: é aquela bolsa pequenininha, que não cabe quase nada e nós usamos em casamentos, formaturas e eventos chiques. Ela tem esse nome por seu significado em inglês, pegar ou segurar firme, e são bolsas que geralmente são carregadas nas mãos. Ah é sempre bom ter uma clutch metalizada para usar nos casamentos e eventos formais que você irá ao longo da vida, uma metalizada vai te acompanhar tanto nos diurnos quanto nos noturnos, será sucesso!

T-shirt: nada mais é do que a boa e velha camiseta. O termo vem do inglês e surgiu na Primeira Guerra Mundial, quando os soldados precisaram de algo que os protegesse do material da farda e ajudasse a suportar o calor. Elas foram então produzidas com baixo custo, usando algodão e corte bem simples, em formato de T, por isso o nome corte em T (T-shirt).

Dress-code: essa é super popular, você já deve ter visto em convites de casamento ou entrevistas de emprego. É um código de vestimenta estipulado para que as pessoas possam identificar facilmente os funcionários de uma empresa, no caso de uniformes. Ou para comunicar o nível de formalidade e seriedade de uma empresa ou área, o direito, por exemplo é uma área com dress code formal, enquanto áreas criativas como publicidade têm dress code informal. E no caso das festas o dress code é um norte para que os convidados saibam como se vestir para aquele evento, para que não se sintam deslocados.

Fast-fashion: é a produção rápida e em grande escala das roupas, é uma forma de popularizar as tendências, já que as peças costumam ter um preço acessível. Essa rapidez e o preço são compensados na qualidade, que na maioria das vezes deixa a desejar, o objetivo principal é que a tendência seja usada algumas vezes, descartada e substituída por outra em seguida. Exemplos deste tipo de produção são a C&A, Renner, Marisa, Lojas Oxigênio, Pernambucanas, SHEIN e outras.   

Slow-fashion: é um movimento contrário ao fast-fashion. São marcas que produzem coleções pequenas, que se preocupam com a qualidade e procedência dos materiais, com a durabilidade das peças e resíduos gerados pela produção. Essas marcas também valorizam a mão de obra dos produtores e a as peças feitas a mão. O preço é mais alto do que das fast fashion, mas a durabilidade é muito maior.  

Hi-lo: é a mistura de peças caras e sofisticadas com peças baratas e mais simples. É um estilo super fácil de aderir e o resultado é um visual descolado e moderno. Alguns exemplos são a combinação de peças de alfaiataria com tênis e camiseta, ou quando o look tem jeans, salto e brilho.

Alfaiataria: esse termo é muito conhecido e às vezes por ser tão conhecido pode ter seu significado esvaziado. Esse termo surgiu das peças como blazers, calças e camisas que eram feitas sob medida pelo alfaiate. Elas tinham um caimento perfeito, deixando o visual muito elegante. As peças eram restritas ao armário masculino, mas passaram a ser usadas pelas mulheres ao longo do tempo e foram amplamente difundidas depois que Chanel lançou o famoso tailleur em 1920. Hoje essas peças dominaram os armários femininos e masculinos e garantem looks formais e despojados, dependendo de como são combinados.

Tailleur: essa palavra aparece bastante em livros e filmes e sempre causa dúvidas sobre a pronúncia e o que é isso. A pronúncia é simples: tai.er e é um conjunto de blazer e saia ou calça femininos. Ele surgiu por volta do século XII, quando as mulheres usavam saias compridas e paletós grossos para praticar equitação. Essas roupas eram muito pesadas e feitas por alfaiates, em Frances significa tailleur. Com o passar do tempo ele saiu dos campos e passou a fazer parte do guarda-roupa feminino, tendo seu auge quando Chanel lançou sua versão, que era mais solta e permitia os passos da dança da época. O conjunto é muito usado até hoje principalmente pela realeza britânica e por mulheres que ocupam cargos poderosos.

Estas são 10 palavras muito presentes em nosso dia a dia, que de tão presentes acabam se tornando automáticas e muitas vezes nos vemos repetindo sem nem mesmo saber o que realmente significam. Ou ficamos constrangidos por não saber o que é aquilo e ficamos com vergonha. Mas a compreensão desses termos é um universo a ser desvendado, já que eles são muitos e sempre surgem novos termos para serem acrescentados ao nosso glossário de moda.

Se você gosta de saber mais sobre moda, comportamento e elegância me siga no Instagram @apriscilamatos .

Agora me conta: você já conhecia essas palavras? Deixei alguma fora da lista?