A primeira impressão é a que fica. Esse é um velho adágio popular que faz todo sentindo no mundo dos negócios. Por isso, ter uma imagem mais profissional é fundamental para conseguir um emprego, uma promoção ou convencer um cliente a fechar aquela proposta de ouro. E se você parar para pensar, qualquer pessoa bem sucedida está sempre bem vestida e, quando batemos o olho, logo percebemos se tratar de alguém confiável, sério. Ah, aqui é preciso um parênteses: há profissões em que parecer muito sério não tem nada a ver como o ramo. Publicitários, por exemplo, muitas das vezes eles precisam transmitir criatividade. Sabe o que é melhor? É possível fazer isso de maneira bem profissional. Algumas dicas podem te auxiliar neste processo de formação da imagem. Entretanto, se o seu objetivo é mais ousado, a consultoria é indispensável.

De saída, é preciso compreender o ambiente no qual você está inserido profissionalmente. Isso porque um advogado e um estilista não têm as mesmas demandas. O que se aplica ao primeiro não necessariamente se replica no segundo. Observe seu trabalho, compreenda como as pessoas enxergam a sua empresa e como você quer ser visto nela. Detalhe importante: nem sempre seus colegas de trabalho (ou até mesmo seu chefe) estarão adequados. Entretanto, isso não significa que você não deve se preocupar com a sua imagem. Lembre-se que o ambiente empresarial é um ótimo canal de networking e você está sempre se comunicando, e o impacto visual é o primeiro que percebemos. Não se esqueçam: a primeira impressão é a que fica.

Para os que trabalham em escritórios formais, onde a seriedade é indispensável, o importante é reforçar essa característica. Peças-chave como, por exemplo, calças de alfaiataria, blazer e camisas são importantes aliadas. As cores, preferencialmente, devem estar alinhadas com sua paleta de cores – para quem já fez análise de coloração pessoal – e transmitir credibilidade. Para ser generalista em caso de dúvida: azul marinho, preto, bege e branco. Mostrar seriedade na hora de se vestir aumenta sua credibilidade, então evite decotes, transparências e comprimentos curtos. A lingerie deve ser discreta, em cores neutras para não aparecer. Camisas muito justas, jamais! Evite aquelas onde surgem “buracos” entre um botão e outro. Dê preferência às estampas lisas e discretas. Evite sapatos abertos, que aparecem muito os dedos. Boa alternativa para substituir os saltos são as sapatilhas e modelos femininos de oxfords que aliam conforto e classe.

Não só de roupas e acessórios se faz um look. A maquiagem também faz parte do uniforme e deve ser sem exageros: blush leve pra dar um ar de saúde, um pouco de rímel e lábios hidratados (com cor ou não). Use a base e o corretivo como aliados para esconder noites mal dormidas e uma espinha, por exemplo. O cabelo deve estar sempre limpo e alinhado!

Para quem trabalha em ambientes mais criativos e que demandam outra imagem, a lógica é a mesma, mas o que se observa são os objetivos. Um artista, por exemplo, não transmite a mesma mensagem que um advogado. Por isso, conhecer os objetivos e alinhar as propostas é fundamental. Algumas das peças que citei acima podem ser aplicadas de maneira criativa, basta saber equilibrar. Nas imagens fica ainda mais fácil de compreender o que digo aqui.

Um bom exemplo arrasta! 

A busca por uma aparência profissional é constante. Clientes me procuraram com frequência para atingir a imagem ideal no trabalho. Recentemente, atendi uma jovem publicitária que tinha alguns ruídos de imagem. A pouca idade deu a ela aspectos indesejados no ambiente do trabalho: inexperiência, fragilidade e, por consequência, falta de credibilidade. Entretanto, ela é uma mulher dedicada e muito talentosa. O que faltava? Transmitir todas essas habilidades por meio da comunicação não verbal, ou seja, a imagem.

Depois de alinhar todos os objetivos por meio da consultoria de imagem, minha cliente conseguiu transmitir a mensagem correta, aquela que condizia com a realidade. E detalhe: por ser publicitária houve uma junção de objetivos: criatividade e credibilidade. O processo foi de compreensão do ambiente do trabalho e dos objetivos. E foi um sucesso!

É preciso mais que parecer 

Outro detalhe importantíssimo. Não basta parecer profissional; é preciso ser profissional. Os elementos não visuais são ferramentas que ajudam a reforçar aquilo que somos. E a nossa imagem não é feita apenas de looks, maquiagens e acessórios. Também está diretamente ligado à nossa postura, nosso comportamento como um todo. Adotar alguns hábitos, como pontualidade, comprometimento e dedicação complementam a sua imagem dentro daquilo que ela realmente é. A comunicação não verbal é a cereja desse imenso bolo de mensagens.