Em mundo onde o objetivo da maioria das pessoas é perder peso e estar com a saúde em dia, é importante ter conhecimento em relação aos alimentos. Isso porque, mesmo parecendo estranhos, existem diversos alimentos que contém gorduras boas. 


Um exemplo de alimento que conta com gorduras boas é o abacate. Uma fruta tão saborosa, rica em vitaminas que auxiliam na redução do colesterol considerado ruim. Além do abacate, existem diversos outros alimentos que são ricos em gorduras consideradas boas. 


Mas para que você entenda melhor, separamos aqui neste artigo alguns tópicos relacionados às gorduras boas e aos alimentos que contam com essas gorduras. Continue a leitura e fique por dentro.

O que são as gorduras boas?
Antes de falarmos sobre o que são as gorduras boas, é importante entender que as gorduras formam grandes estruturas e precisam ser quebradas em pedaços menores para que nosso organismo consiga realizar a absorção e, consequentemente, serem transformadas em energia para o nosso corpo.


É válido pontuar, também, que no momento da digestão, as gorduras dão origem a outros dois elementos: os ácidos graxos e o glicerol, que são substâncias que, se ingeridas em excesso, podem ocasionar disfunções ao coração e, principalmente, ao fígado.


Apesar disso, é importante falarmos sobre as gorduras boas e quebrar a ideia de que todo tipo de gordura é maléfica ao nosso organismo. As gorduras consideradas boas, são aquelas presentes em alimentos naturais, e que são fontes de energia e de vitamina, as quais são necessárias para o bom funcionamento do nosso corpo, como, por exemplo, vitamina A, E, D e K. 

Onde encontrar as gorduras boas?
Como já sabemos, as gorduras são excelentes fontes de energia, assim, agora que você já sabe o que são as gorduras boas, é interessante pontuarmos em quais alimentos essas gorduras podem ser encontradas. Confira a seguir.

Nozes, castanha e sementes
As sementes, castanhas e nozes, mais conhecidas como frutas oleaginosas, são fontes de gorduras boas para o nosso corpo, além do mais, são excelentes fontes de ômega 3 e ômega 6, responsáveis por auxiliarem na saúde do coração e a circulação sanguínea. São alimentos que proporcionam saciedade, e podem ajudar de maneira significativa na redução do consumo de açúcar, por isso são tão indicadas em dietas. 

Ovos
Os ovos também são alimentos que, se ingeridos na quantidade correta, podem proporcionar diversos benefícios à saúde. A parte do ovo rica em gorduras boas é a gema, além disso, é rica em vitaminas fundamentais para a saúde, como, por exemplo, vitamina A e E. 


No entanto, no caso do ovo, eles precisam ser cozidos ou mexidos em forma de omelete para que seus benefícios sejam aproveitados ao máximo. São excelentes alimentos para serem consumidos antes da realização de atividades físicas. 

Salmão
Mais um alimento rico em gorduras boas é o salmão, o que explica o fato dele ser super recomendado nas dietas. É um alimento rico em ômega 3, que oferece ao nosso organismo diversos benefícios, como, por exemplo: diminuição da inflamação, eficiência contra doenças cardiovasculares, prevenção de coágulos, entre muitos outros.


Além disso, é um alimento que proporciona um alto nível de saciedade, fazendo com que as pessoas tenham menos vontade de ingerir alimentos gordurosos e processados. 

Abacate
Quando pensamos na ingestão de alimentos ricos em gorduras boas, o primeiro que vem à nossa mente é o abacate. Além de apresentar diversos benefícios à nossa saúde, o abacate é rico em gorduras não saturadas, que é um tipo de gordura facilmente digerido pelo organismo humano, que faz bem para o coração e para o fígado. Vale mencionar que o abacate é um alimento excelente para ser ingerido antes da realização de atividades físicas.

Azeite de oliva
Por último, mas não menos importante, outro alimento rico em gorduras boas é o azeite de oliva. Nesse caso, na verdade, o azeite é considerado um condimento, já que é um excelente tempero para diversas comidas. Além de ser rico em gorduras boas, ele auxilia no aumento do colesterol bom e na redução do colesterol ruim.

Por que as gorduras boas são necessárias para o organismo?
Agora que você já sabe o que são as gorduras boas e onde elas podem ser encontradas, é interessante destacarmos quais são os benefícios que as gorduras insaturadas podem trazer ao nosso organismo. Veja:


Redução dos níveis de colesterol ruim, conhecido como LDL;
Redução da triglicérides;
Prevenção contra doenças cardiovasculares;
Auxílio na regulação do nível de insulina;
Melhora na circulação sanguínea;
Auxílio na regulação das funções hormonais;
Melhora na saúde do sistema nervoso;
Função anti-inflamatória.

Além desses, existem diversos outros benefícios relacionados ao consumo das gorduras insaturadas. Assim, agora que você já sabe onde encontrar essas gorduras, invista na compra desses alimentos e garanta que a sua saúde e o funcionamento do seu organismo esteja sempre em dia.