Se há um tema que está em alta atualmente são as casas inteligentes. Também conhecidas como casas integradas ou smart home.


Todos estes conceitos representam essencialmente a mesma coisa, você já se imaginou chegando em casa e poder antes mesmo de entrar acender a luz, ligar a cafeteira, TV da sala ou diversas outras coisas que iriam demandar seu tempo?


Pois saiba então que essas e algumas outras funcionalidades já são possíveis graças as casas inteligentes, que estão integradas ao seu smartphone ou smartwatch.


Em outras palavras, são sistemas automáticos que obedecem aos seus comandos com um simples toque ou aproximação da sua residência. Seria como ligar um cérebro digital a todos os cômodos, eletrodomésticos e funções de sua casa, que fará você ter muito menos esforço para realizar as funções mais básicas.


Ou seja, o futuro já chegou, e ele está custando muito menos do que já era esperado.


Como funciona uma casa inteligente

Estima-se que no ano de 2018 foram instalados 45 milhões de dispositivos tecnológicos que visam a integração das residências somente nos  Estados Unidos da América. A cada ano que se passa mais e mais residências são automatizadas.


Com os aparelhos de integração mais básicos do mercado já é possível contar com diversas funcionalidades, como acionamento remoto, regulação da temperatura, mudanças na iluminação e outras funções que são essenciais para o funcionamento da residência.


Como isso tudo é possível

Todo este processo só é possível graças a uma funcionalidade chamada de IoT, em outras palavras, a internet das coisas.


Este termo está em inglês, mas representa a capacidade que alguns itens, sejam eletrodomésticos ou não, possuem de se conectar automaticamente à internet, como a exemplo dos carros inteligentes, termostatos, fechaduras dentre muitos outros equipamentos.


Essa funcionalidade está presente no dia a dia e nós nem percebemos, já existem alguns itens que utilizam a internet das coisas e a maioria das pessoas não faz ideia como, por exemplo:


Casa - Em sua casa muito provavelmente já existem aparelhos que exerçam esta função seja, smart Tvs, geladeiras, sistema de aquecimento ou resfriamento;
Itens vestíveis - São acessórios que utilizamos como relógios que monitoram os exercícios e funções corporais ou até mesmo os fones de ouvido sem fio.

De maneira resumida estes itens possuem formas de se comunicar entre si ou de acessar dados que estão presentes na nuvem, fazendo isso utilizando internet móvel, wifi ou até mesmo bluetooth.


Ao acessar as informações que se encontram em servidores da internet eles aprendem com seus dados ou de outros usuários parecidos, ao realizar esta função eles possuem a funcionalidade de Machine learning, ou seja, a própria máquina consegue aprender com você, seu padrão de comportamento e escolhas, de modo que em um momento futuro vai conseguir te entregar o que você deseja antes mesmo que você perceba que precisa.


Em um cenário como esse é comum se preocupar com a sua segurança eletrônica. Uma vez que as máquinas vão te conhecer tão bem que serão capazes de identificar sua voz e desejos antes mesmo de se manifestarem.


Como fazer uma casa inteligente te ajudar?

O que não falta é empresas buscando entrar nesta onda de automação, existem as especializadas que iniciaram a sua trajetória já neste ramo, mas há também as gigantes da tecnologia que estão buscando a sua parcela nesta nova era da digitalização. A exemplo da Apple, Amazon e Google fazem parte destas empresas que estão investindo pesado no mercado de automação de residências.


Existem diversos itens que já podem agora mesmo serem instalados em sua casa, como uma lâmpada inteligente, câmera de segurança,  plugs de tomadas, fechaduras de casa ou cômodos inteligentes e até mesmo aspiradores de pó.


Após adquirir um destes itens, o processo de integração é muito rápido e simples, basta abrir o software do dispositivo e sincronizá-lo com a inteligência que controla a sua residência.


Vantagens de uma casa inteligente

Uma casa conectada que possui diversas funções programáveis pode ser o melhor auxílio que você pode precisar, para te ajudar vamos listar abaixo as melhores vantagens que somente uma casa inteligente e conectada pode te oferecer.


Segurança

A segurança na residência é um dos melhores benefícios, e em um país como o Brasil isso é muito necessário, pois, você vai poder remotamente de qualquer lugar observar o que está acontecendo dentro ou fora de sua residência.


Economia

Alguns dos itens, vem com eles aplicativos que visam sempre a economia de energia, e vão automaticamente cuidar dos itens que você esqueceu. Como, por exemplo, se você deixou a luz da cozinha acesa, mas está no quarto vai ser imediatamente desligada, ou então um ar condicionado ligado com cômodo vazio.


Conforto 

Você pode programar uma rotina de limpeza de seus aparelhos.


Vamos supor que saia para trabalhar todo dia às 8:30, você pode programar o seu aspirador inteligente para limpar toda a casa às 10:00, deste modo quando chegar para almoçar vai se deparar com a casa limpa sem se esforçar.