As técnicas podem ser feitas em casa ou com um profissional, sempre complementadas com cremes faciais próprios para sua pele

Quando se fala em massagens, imediatamente você pensa nas suas costas ou nos seus pés, mas você sabia que o rosto também pode receber a técnica? Além de aproveitar os benefícios estéticos, já que são utilizados óleos faciais, também é possível relaxar. Então, o que acha de conhecer mais sobre o assunto?

Qual a função da massagem facial?

A massagem facial é feita com o intuito de estimular os músculos do rosto. Para isso, são feitos movimentos que vão melhorar a circulação do sangue e a oxigenação da face.

O resultado deste estímulo é o aumento na produção de colágeno e elastina, substâncias que deixam a pele com aspecto bonito e saudável. Assim, é possível afirmar que a técnica seria uma alternativa natural e menos invasiva de cuidar do rosto.

Quais são os principais benefícios?

O relaxamento está certamente incluído  dentre os benefícios da massagem facial. No entanto, além dele você também experimenta:

Melhora da circulação e oxigenação sanguínea;
Fortalecimento da musculatura da face;
Aumento da produção de colágeno e elastina;
Redução do inchaço;
Pele mais tonificada;
Potencialização de tratamentos rejuvenescedores.

Quais as técnicas utilizadas?

Sabendo dos benefícios e da função da massagem facial, é hora de conhecer quais são as técnicas mais utilizadas. Inclusive, se quiser, você mesma pode fazer em casa as opções mais simples.

Massagem relaxante

A mais simples e ideal para quem está tensa. Consiste em massagear o rosto com o intuito de relaxar os músculos e pode ser feita sozinha. Quando notar pontos de tensão você pode dedicar uns minutos a mais ao toque na região.

É indicado aplicar o óleo facial ou hidratante para ajudar nos movimentos circulares, para cima e para baixo. Repita os passos em todo o rosto e use as pontas dos dedos.

Massagem firmadora

Indicada para firmar a pele e reduzir as linhas de expressão. Pode ser feita em casa ou em uma clínica especializada. A diferença está no produto utilizado, deve ser próprio para o seu tipo de pele. 

Em seguida é só fazer movimentos circulares nas laterais do queixo, subindo em direção às bochechas. Para finalizar, foque nas têmporas, repetindo o mesmo tipo de movimento.

Massagem de limpeza profunda

Feita para limpar a pele, utiliza produtos comuns do seu dia a dia, como o demaquilante ou a água micelar. A massagem consiste na técnica de esfregar os dedos pelo seu rosto.

Passe o produto em todo o rosto e espalhe com movimentos circulares e vai e vem, quase como se estivesse na massagem relaxante. Para finalizar, passe um algodão delicadamente pela face se usar água micelar, ou enxágue com água fria para o caso do demaquilante.

Drenagem facial

Segue o mesmo princípio da drenagem corporal e aqui o ideal é ser feita por um profissional. Além de desinchar, vai ativar a circulação do sangue e melhorar a oxigenação da pele.

Pode ser detox também já que elimina resíduos e toxinas acumuladas no rosto. Além disso, é recomendada para pessoas que fizeram cirurgias e estão com hematomas e inchaços na face.

Massagem antissinal
Assim como a massagem firmadora, a antissinal ajuda a reduzir os efeitos do tempo, por isso é indicada para peles maduras. Além das linhas de expressão, a técnica vai trabalhar bem com as rugas.

Antes de começar é aplicado um sérum hidratante anti-sinais na pele limpa. Depois são feitos movimentos na testa: para cima com pressão e para baixo sem pressão. O mesmo movimento é feito posteriormente na bochecha e no pescoço.

Quais itens usar na massagem facial?
Os dedos são os grandes aliados da massagem, porém, é possível complementá-la com outros objetos, como pedras, ventosas e bambu, além dos massageadores em roller. 

Para facilitar o deslizar dos dedos e dos itens complementares também é preciso incluir os cremes de rosto, próprios para o seu tipo de pele, e os produtos de limpeza facial.