Sim, a polícia é violenta contra pretos e pobres! Alguém aqui já viu a polícia baixando o cacete em moradores de bairros chiques? Por acaso você alguma vez ficou sabendo que pm’s espancaram filho de rico? Não, né?! A violência policial no Brasil tem classe social e endereço. As agressões sempre acontecem na periferia, e contra pobre. É sempre assim.

                Pra começo de conversa eu fui policial militar, e conheço essa instituição por dentro. Mas vamos aos fatos, um caso flagrado por câmeras de um posto de combustível mostra um jovem sendo agredido por policiais em Patos de Minas. As imagens e os áudios revoltaram a população.

              Antes que algum policial venha defender a ação dos “colegas de farda”, eu gostaria que  me mostrassem onde existe no Manual de Prática Policial aquele tipo de procedimento. Logo no início da abordagem, com o sujeito parado e sem oferecer resistência, um militar desfere um chute nas pernas do rapaz. Existe isso no manual? A situação foi tão absurda que o pobre coitado chegou a urinar e defecar nas roupas. Pancada pra dez ele levou sozinho. 

            Mas suponhamos que o jovem tivesse agredido os policias, mesmo assim essa sessão de brutalidade não seria justificada. O uso da força deve ser PROPORCIONAL a agressão. No vídeo da entrevista, ao ver a compleição física do rapaz agredido, senti até pena. É um cara muito magro, no meu tempo de polícia eu já dominei gente maior e mais forte sem causar lesão, as técnicas de defesa pessoal possibilitam isso. 

             O caso do servente de pedreiro espancado no posto de gasolina é só um entre muitos. Qualquer morador de bairro pobre desta cidade poderá te contar dezenas de casos de violência policial. O fato é que temos uma polícia voltada a reprimir os pobres, é assim em todo o Brasil.

              Em Patos de Minas, normalmente, os policiais espancadores são sempre os mesmos. Conversando com a população eu escuto o nome dos agressores em vários lugares, esses nomes se repetem com uma frequência incrível. Então eu me questiono por qual motivo nenhum comandante ainda não tirou esses caras da rua? Será que vão esperar até que tenhamos um George Floyd em nossa cidade? 

             Os abusos que a polícia pratica na rua, são apenas reflexos de uma instituição arcaica, de uma sociedade elitista e profundamente dividida. Temos uma polícia mal treinada, e uma política de segurança pública da idade média. O próprio presidente defende que a polícia precisa matar mais, e já declarou ser “favorável à tortura”, e muitos policiais amam esse boçal. Esse modelo de polícia não agrada aos pobres, mas enquanto não incomodar os ricos, os donos do poder vão fingir que está tudo bem!

 

  Sobre o autor:   Eduardo Tavares é Técnico em Segurança Pública, atuou como agente humanitário voluntário no Senegal, África; foi tradutor voluntário da ONG humanitária africana “Vrai Cep”, e foi representante desta no Brasil, graduando em História, professor de Francês, e colunista de política e comportamento do Jornal Patos Hoje.