Ultimamente em Patos de Minas, temos tido muitas informações do corte e poda indiscriminada de árvores no meio urbano.

Porém, existem várias justificativas para este corte: expansão urbana, modificação do trânsito, problemas com a fiação elétrica, dentre outros, mas será que existe mesmo necessidade?

Poucas pessoas sabem que por trás de uma árvore cortada existe muito prejuízo ao meio ambiente, e consequentemente, às pessoas, uma vez que somos parte integrante deste.

As árvores urbanas são, muitas vezes, remanescentes de um passado, elas estão vivas contando a história de nossa cidade. Como, por exemplo, as árvores da Avenida Paracatu (primeira Avenida de Patos de Minas) e da Av. Getúlio Vargas que estão lá há mais de um século, e hoje, encontram-se ameaçadas devido sua má conservação. 

Não percebemos as inúmeras importâncias das árvores. As plantas convertem o gás carbônico do ar em oxigênio através da fotossíntese, contribuem para absorver a água das chuvas, contribuem para amenizar as altas temperaturas do verão diminuindo o calor, proporcionam alimento e refúgio para a fauna urbana, contribuem na diminuição de ruídos, dentre outros. 

São muitos benefícios mas, mesmo assim ultimamente a “matança” de árvores tem sido muito grande. A cidade precisa crescer, no entanto, precisamos também de planejamento ambiental. Somente nestes últimos dois anos, foram cortadas árvores nas Avenidas Fátima Porto, Padre Almir, JK, Getúlio Vargas e Major Gote. Poucos sabem, porém, em Patos de Minas existem leis que orientam e disciplinam o plantio e o corte das árvores, mas... 

A área verde de uma cidade é composta por plantas naturais e as plantadas, ou seja, as praças, calçadas, pomares, quintais, e tudo deve ser preservado e disciplinado. A Organização Mundial de Saúde - OMS aponta como aceitável 12 m² por pessoa para áreas verdes disponíveis. Em Patos de Minas, este dado era adequado até o ano de 1997, já em 2021, este número, certamente não é suficiente. 

Uma árvore urbana vale 255 dólares anuais para a cidade. Este número foi definido por um estudo realizado, em 2009, nos Estados Unidos, levando em conta os benefícios que proporciona em termos de economia de energia, conservação de água e solo, melhoria do ar e clima, e valorização de propriedades, ou seja, ter uma árvore é muito bom! (TUDO VERDE, 2011) 

Infelizmente, a ignorância e a falta de consciência nos impedem de perceber o quanto é importante uma árvore. Inúmeras vezes já ouvi as pessoas dizerem que não vale a pena ter árvore na porta de casa devido as folhas que caem no chão e sujam a porta. Que arvores atraem pássaros que trazem doenças! Isso não é verdade...

Não se esqueça que uma árvore demora anos, décadas para ficar adulta, é um ser vivo “indefeso” e precisa viver... 

Processos de arborização devem obedecer a projetos prestabelecidos que considerem aspectos que garantam a mobilidade segura dos usuários com a escolha correta das mudas.

Mas, na prática, não é difícil perceber situações conflitantes entre a arborização e equipamentos urbanos como fiações elétricas, postes de iluminação, muros e etc. devido à falta de planejamento.

Para que isso não ocorra basta que se obedeça os princípios básicos da arborização urbana, algumas empresas fornecem manuais que auxiliam neste processo.

Em Patos de Minas existe uma lei que "obriga" os construtores de imóveis novos plantarem árvores na calçada de suas edificações, para assim receber o registro do imóvel. No entanto, principalmente nos bairro novos, não é o que se vê.

Outra lei interessante é a que consiste na doação de uma muda de árvore para cada criança nascida em Patos de Minas. É só andar pelas ruas, e perceber que não está sendo o bastante.

Ressalto que o setor de meio ambiente da cidade faz doação de mudas, basta ligar e combinar de buscar. 

Como exposto, os benefícios na arborização urbana são inúmeros, mas porque não as plantamos? Ou, se cortamos as árvores da porta de nossas casas não plantamos outras?

Penso que esta responsabilidade não seja apenas dos órgãos públicos, devemos, cada um de nós, termos a consciência que é uma colaboração mútua, pois o benefício também é mútuo.

O homem moderno, no afã de alcançar mais rapidamente os seus objetivos se esquece de certos fatores importantes para o seu bem-estar. Desta sorte, a vida na cidade está se tornando mais difícil e, em alguns casos, até insuportável. 

 

Reposte de: PEREIRA, S. G. Importância da Arborização Urbana. Folha P., v. 01, n. 944, p. 23, 2011.