Se há algo notável no Ministro da economia Paulo Guedes, é a sua incompetência. E essa inabilidade do ministro foi comprovada por suas próprias palavras, quando ele declarou em meados de 2020 que o Dólar só chegaria a R$ 5,00 se o governo fizesse muita besteira. Pois bem, a equipe econômica fez muita besteira, o Dólar chegou perto dos seis Reais, e o povo sofreu e ainda sofre as consequências. 

            Desta vez os fabricantes de automóveis começaram a sentir o tranco. A Ford está presente no Brasil há mais de 100 anos, e agora decidiu fechar todas as suas fábricas. Essa decisão vai custar milhares de empregos diretos e indiretos. 

            A Anfavea, associação dos fabricantes de automóveis, responsabilizou o governo pelo fechamento da Ford. Segundo a associação o governo não tomou providências para reduzir os custos de produção no país, o famoso “Custo Brasil”! Esse tal custo Brasil engloba os altos impostos e toda burocracia estatal que atrasa o desenvolvimento econômico do país. 

            É missão do senhor Ministro da economia apresentar uma reforma tributária decente, reduzir a burocracia estatal, e promover o desenvolvimento econômico. Mas até agora o que vimos foi apenas um ministro contador de histórias, que não entregou nada do que prometeu. Pra piorar o cenário temos um presidente acéfalo, que não tem o menor conhecimento de economia e que é muito mais incompetente que Paulo Guedes. 

            A nação está acéfala, as empresas estão fechando e o dinheiro está perdendo seu poder de compra. A combalida economia brasileira respira por aparelhos! Precisamos de uma equipe econômica hábil e pragmática para nos livrar da tempestade que se mostra no horizonte, mas lamento informar, isto não vai acontecer na gestão do atual governo!

  Sobre o autor:   Eduardo Tavares é Técnico em Segurança Pública, atuou como agente humanitário voluntário no Senegal, África; foi tradutor voluntário da ONG humanitária africana “Vrai Cep”, e foi representante desta no Brasil, graduando em História, professor de Francês, e colunista de política e comportamento do Jornal Patos Hoje.