Você já comprou uma blusinha, de alguma cor, e na hora de usar você não soube como combinar e acabou misturando com preto, para não chamar atenção? Ou você vê aqueles looks lindos, cheios de cores e super estilosos, mas com medo de errar acaba deixando-os na pasta do pinterest?

As cores estão em alta já faz um tempo e, segundo especialistas, não vão nos deixar tão cedo. Além de serem lindos, os looks coloridos exalam energia, otimismo, jovialidade e criatividade. E para combinar cores de maneira elegante e sem correr o risco de tomar o lugar do PatatiPatatá existe uma ferramenta perfeita: o círculo cromático.

O estudo das cores não é algo novo. E a busca por formalizar suas interações também não. Foi Newton (aquele das três leis) o primeiro a curvar o espectro visível e o transformar em um círculo. O círculo cromático é formado por 12 cores, sendo 3 primarias, 3 secundárias e 6 terciárias. Seu objetivo é indicar as cores que funcionarão bem juntas, resultando em combinações harmônicas. 

Círculo cromático

As 4 combinações principais são:

Combinação análoga: são cores que estão lado a lado no círculo. É uma coordenação fácil de criar, gera pouco contraste e está associada a mensagem de elegância, porém mais jovial do que as composições monocromáticas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Combinação complementar: entre as cores que estão opostas no círculo. É uma combinação de alto contraste que transmitem mensagens de informalidade, ousadia e criatividade, criando looks casuais e modernos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Combinação triádica: harmonia entre três cores com a mesma distância no círculo cromático. Ou seja, basta imaginar um triangulo no meio do círculo. Por exemplo, verde, azul e vermelho. Transmite diversão, personalidade e irreverência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Combinação monocromática: também conhecida como tom sobre tom, é a combinação que utiliza uma mesma cor ou variações de tonalidades dela. É uma combinação simples, deixa o look com ar fashionista e alonga a silhueta. Transmite uma mensagem de requinte e sofisticação. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra dica para acertar em cheio nas cores é fazendo a Análise de Coloração Pessoal, assim você sabe as cores que mais te valorizam e pode se jogar nelas  sem medo. Falei sobre Análise aqui (link).

No vídeo abaixo montei alguns looks lindos, com peças da Maria Gabriela, uma loja maravilhosa que eu super indico. De muito bom gosto, as roupas são elegantes,  alegres e coloridas e ótimas para aplicar bem o conceito que explico nesta coluna. Ah, isso também é importante: saber onde encontrar produtos de qualidade também é essencial. Afinal, não é em todo lugar que a gente encontra peças  lindas como essas  que usei para compor looks chiquérrimos. Então, fica a dica para as meninas, o Instagram delas é @mariagabriela_modas.

Agora que você já conhece as combinações infalíveis fica mais fácil ousar nas cores. Me conta nos comentários qual a sua combinação preferida.