Pesquisas mostram maior presença online desse público e aumento na quantidade de compras online depois da pandemia

Por muito tempo o espaço online foi visto como uma exclusividade das pessoas mais jovens. Entretanto, a pandemia pode ter mudado essa realidade. De acordo com pesquisas recentes, pessoas acima dos 50 anos já têm forte presença nas compras online, nas redes sociais e na busca por desconto em e-commerce. 


Uma pesquisa da Webshoppers, da consultoria NielsenIQ Ebit em parceria com a Bexs Pay, com exclusividade para o jornal Folha de S.Paulo, mostrou que, pela primeira vez em 21 anos, esse público superou o de 35 a 49 anos na quantidade de compras pela internet. 


Confira mais dados sobre essa pesquisa e veja as tendências de comportamento desse público 50+. 

As compras online no contexto da pandemia
De acordo com a consultoria realizadora da pesquisa, um dos motivos para esse crescimento foi a pandemia. Sem a possibilidade de sair e de realizar as compras de maneira presencial, o consumo online se tornou uma opção indispensável para todas as categorias.


O público 50+ também se adaptou a isso e hoje seu comportamento online se tornou ainda mais relevante durante o período de isolamento, continuando dessa maneira mesmo depois da reabertura. Como citado anteriormente, um dos dados que mais chamou a atenção foi o fato de essa faixa etária ter consumido mais do que a de 35 a 49 anos. 


De acordo com os números, 33,9% dos pedidos online foram feitos por pessoas nessa faixa etária, enquanto a de 35 aos 49 anos foi de 33,2%. Apesar da pequena diferença, o fato de ter sido a primeira vez que isso aconteceu em 21 anos (ou seja, desde que o consumo online surgiu de fato) demonstra uma tendência atual do consumo online entre as pessoas mais velhas, aponta a consultoria NielsenIQ Ebit. 


Outro dado interessante da pesquisa divulgada pela Folha de S.Paulo são as categorias de compra desse público mais velho. Foi possível notar a predominância nos seguintes segmentos:


construção e ferramentas: 51% das compras do segmento foram feitas por quem tem mais de 50 anos; 
saúde: 43% das compras dessa categoria foram feitas por 50+;
eletrodomésticos: 42% das compras gerais para 50+.
O consumo online depois dos 50
Além de mostrar o quanto e como o público 50+ consome online, essa pesquisa também vai de encontro com outros estudos que mostram a presença digital dessa faixa etária, muitas vezes ignorada pelas marcas. 


Um estudo da Silver Makers, agência especializada no público sênior, mostra que 80% dos entrevistados com mais de 50 anos estão dispostos a experimentar novos produtos e 75% já compraram por indicação de um influenciador digital nas redes sociais. Por outro lado, muitas marcas ainda não enxergam o potencial desse público. 


Isso de acordo com uma outra pesquisa da mesma agência, que indicou que 7 em cada 10 empresas brasileiras acham que os mais velhos não conseguem acompanhar as transformações tecnológicas e, por isso, não investem nesse público. Entretanto, o crescimento das compras online pelos 50+ mostra que, pelo menos uma parte dessa faixa etária, está, sim, interagindo na internet e é um bom público consumidor. 


Ainda de acordo com a pesquisa da NielsenIQ Ebit, o consumidor desse perfil está cada vez mais aberto à tecnologia, principalmente considerando que os sites estão mais intuitivos, assim como os aplicativos de compras. Os celulares, por exemplo, foram o meio mais utilizado para as compras em todas as faixas etárias desde 2020. 


Apesar desse crescimento na faixa etária, as compras online como um todo podem cair nos próximos períodos, graças à retomada do varejo físico. Entretanto, a tendência é de equilíbrio entre as compras presenciais e as online, além da possibilidade de consumo nos dois canais.