Você sabia que moda e estilo são duas coisas diferentes?

A palavra moda vem do latim modus e significa modo, maneira e comportamento. Reflete o período histórico, o contexto político, social, econômico, cultural e geográfico em que cada indivíduo vive, por isso é ligada a uma sociedade ou grupo de pessoas.

Já o estilo pessoal é o modo que escolhemos nos apresentar ao mundo. Ele é construído desde a nossa infância, por influência das pessoas que nos cercam (pais, familiares, professores, artistas, etc.) e das experiências que vivemos. É a tradução de nossas crenças, valores, maneira de ser, pensar e agir; e também das mudanças que se passam em nossas vidas. Por isso, sabiamente, Coco Chanel disse: “A moda passa, o estilo permanece.”

Algumas teorias que relacionam comportamento, personalidade, e o jeito de vestir do indivíduo, foram desenvolvidas ao longo dos anos. A mais convencional é a dos sete estilos universais. Eles podem ser combinados entre si, em trios que melhor representem quem você é de verdade, e a mensagem que quer passar ao mundo. Vamos descobrir com qual (ou quais) estilos você mais se identifica?

Tradicional: esse estilo invoca respeito, deixando um ar formal, sério e rígido. Ideal para os que exercem atividades no governo, na educação e nos negócios.

Elegante ou Refinado: a pessoa desse estilo é impecável na aparência, transmite um ar chique, refinado, exigente e preparado. É apropriado para todas as profissões, principalmente as que precisam demonstrar poder.

Romântico: traz consigo toda a leveza, graça, delicadeza e gentileza de outros tempos em sua roupa. Muito usado em profissões que cuidam de pessoas, como terapeutas e professores.

Esportivo ou Natural: as palavras-chave aqui são praticidade e conforto. Transmite um ar casual, básico, jovem, engraçado e despreocupado, muito apreciado por fotógrafos, artesãos e engenheiros.

Dramático urbano: tem um visual moderno, ousado, forte, seguro, também um pouco distante e severo. O preto é muito presente nesse estilo; utilizado por profissões criativas e relacionado à moda.

Sexy: a pessoa desse estilo nasceu para brilhar e gosta de se sentir segura, tudo que revela o corpo lhe apetece. Transmite força, coragem, exuberância, glamour e sensualidade. Muito usado por atores, modelos e apresentadores.

Criativo: aqui vale tudo, a mistura é a característica principal, seja de estampas, cores ou estilos. Comunica originalidade, independência, liberdade, inovação, por isso é muito adotado por artistas e profissionais da moda.

Conte aqui qual estilo você acha que mais traduz sua personalidade (lembrando que pode ser mais de um).