Atualmente, muitas pessoas ou empresas se disponibilizam em fazer doações para algumas organizações sociais. Mas a dúvida de muita gente é: “Como saber se o meu dinheiro realmente está sendo usado para os devidos fins?”.


Pois bem, neste artigo vamos te dar algumas dicas de como reconhecer se uma ONG (Organização não Governamental) é séria e realmente usa o dinheiro para ajudar as pessoas mais carentes.


Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há mais de 340 mil iniciativas sociais civis, com a esperança de receber algum tipo de investimento.


Se você ainda tem algum tipo de dúvida onde investir seu dinheiro, você pode contar com a Yabá Consultoria para determinar as melhores ONG’s para fazer sua contribuição.


São muitas ONG’s daí vem a dúvida de como saber quais são sérias, quais só querem aplicar algum tipo de golpe, se você quer fazer alguma contribuição veja essas dicas abaixo para investir no local correto.

Pesquise sobre a história e o tempo que a instituição existe
Faça uma pesquisa desses dados em matérias de divulgação da organização e avalie quanto tempo faz que a organização existe e qual é atuação dela. Ou seja, você deve saber se ela atua no estado, ou só na cidade e até mesmo que há projetos em outros países.


Você deve escolher organizações com mais tempo de existência e ter um campo de atuação maior. 

Analise os registros
Essa é mais uma forma de saber se a organização é confiável, você pode verificar os registros da instituição. Então, você deve pesquisar se ela está registrada na CEF (Caixa Econômica Federal) ou no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 


Uma vez que para abrir uma instituição é necessário ter a Certidão Negativa de Tributo Trabalhista, mesmo que não haja funcionários cadastrados. 


Além disso, você ainda pode pesquisar em outros órgãos, como o cartório de registro civil, a prefeitura municipal, a receita federal e também a secretaria da fazenda. Com isso podemos ver que existem diferentes formas de pesquisar sobre a organização.

Saiba quais são os parceiros da organização
Outra forma de saber o quão a organização é séria é através das parcerias que ela firma, faça uma pesquisa sobre as empresas que organização social está ligada e averiguar se é confiável. Uma organização com seriedade deve ter contato com empresas com a mesma seriedade.

Veja quais são os projetos realizados
Para ser uma boa Organização não Governamental (ONG), é necessário não só divulgar os projetos, mas sim também tirá-los do papel e fazer acontecer, atente-se que os projetos têm um grande impacto na vida social dos mais necessitados promovendo melhorias na comunidade.


Opte por projetos que tenham uma finalidade, que ajuda as famílias mais carentes e fuja daqueles que não tenham uma especificação muito clara de como o seu dinheiro vai ser utilizado para impactar a vida das famílias na comunidade. Ou seja, prefira aquelas que mostre e depois faça, que você consiga ver o resultado.

Prioriza a transparência da organização
Para ser uma instituição sem fins lucrativos, é necessário ter muita transparência e mostrar os resultados, ou seja, que você veja onde o seu dinheiro está sendo investido. Tente ter informações sobre assuntos financeiros, os documentos do ano todo e registros em órgãos reguladores do setor.


Outra forma é procurar saber se a instituição tem auditoria externa, uma ferramenta de extrema importância para saber se a instituição está tendo uma boa gestão. 

Tenha certeza antes de fazer a doação
Você deve verificar a segurança antes de fazer a doação, ou seja, analise todo o processo de doação para a instituição social. Veja se o processo não demora muito ou até mesmo burocrático, especialmente atente-se se as formas de pagamentos estão bem claras.


Verifique também se o site na internet tem um sistema de segurança para evitar possíveis fraudes, como, por exemplo, clonar os cartões. A página ainda precisa ter os meios de contato da organização de forma simples e visível, e também os canais de atendimento online, para que a pessoa seja atendida mediante algum problema na hora da doação, ou para que ela possa tirar as dúvidas.

Utilize a internet 
Atualmente podemos usar a internet para fazer milhares de coisas, como, comprar roupas, livros, fazer transações bancárias e até fazer a compra do mês, entre muitas outras coisas. Você pode achar de tudo na internet.


Então use ela a seu favor na hora de pesquisar sobre uma organização que você deseja fazer uma doação. Tenha em mãos uma lista de ONG’s que você deseja saber sobre e pesquise por cada uma delas. 

Se torne um voluntário
Antes de iniciar suas contribuições financeiras para a ONG, uma sugestão é que você se torne um voluntário. Além de ajudar com as atividades, você poderá ter certeza da serenidade do trabalho prestado pela ONG, e se a contribuição financeira realmente será válida.