Conheça o funcionamento e os benefícios desse método de construção.


Nas últimas décadas, o setor de construção civil passou por diversas transformações. Essa área tornou-se mais industrializada e contou com o desenvolvimento de tecnologias que permitiram que a construção de imóveis ficasse mais fácil, rápida e barata.


Uma das tendências que ganhou notoriedade e cada vez mais adeptos foi a de construção modular. Ela é capaz de otimizar os recursos de uma construção, com um processo seguro e que garante qualidade aos seus projetos. Não sabe como esse processo funciona na prática? Conheça mais detalhes sobre ele abaixo.

O que é construção modular?
Primeiro, é importante definir o que é a construção modular. Trata-se de um tipo de construção que utiliza métodos individuais para produzir módulos, em fábricas especializadas, longe dos canteiros de obras. Quando eles ficam prontos, os módulos são levados até a obra, onde são montados para formar casas e edifícios modulares.

Como ela é feita?
A construção de cada módulo acontece em seções distantes do ponto de construção, utilizando as mesmas matérias-primas dos métodos tradicionais, como aço, concreto e madeira. Por serem pré-projetadas, o fato de serem feitas em fábricas diferentes não é um problema, já que as partes irão se encaixar perfeitamente no local de construção.


O resultado desse processo é um projeto confiável e de altíssima qualidade, que garante segurança em toda a montagem. Como os módulos são produzidos em condições controladas, isso permite o uso de técnicas de manufatura enxuta, otimizando a utilização de recursos, seja mão de obra especializada ou materiais para construção.


O método ainda pode incluir a fabricação de fontes de alimentação, as janelas, o ar-condicionado e os sistemas de água e de esgoto. Nesse caso, esses adicionais também acontecem na fábrica, o que resulta em menos tempo gasto no local de construção da estrutura.

Quais são os benefícios desse método?
Esse tipo de construção oferece alguns benefícios em relação aos demais métodos utilizados na construção civil. Conheça alguns dos principais deles.

Velocidade de construção
Uma das vantagens mais citadas em relação a esse método é a velocidade para o término da construção, que pode ser bem mais rápido do que os métodos tradicionais. Isso acontece, pois a construção das partes internas é realizada junto ao local e às fundações da construção, além de não haver atrasos decorrentes de adversidades climáticas.

Flexibilidade de uso
A construção modular permite flexibilidade ao processo, atendendo às necessidades individuais de cada cliente. Com isso, é possível alterar o tamanho de cômodos, como escritório, quarto e sala, aproveitando todos os espaços. Isso sem contar a rapidez e a facilidade de realizar essas mudanças de layout.

Custo reduzido
Outra vantagem é a economia de dinheiro que a construção modular permite. Isso é resultado da velocidade que a construção dos módulos oferece, fator que, inclusive, gera economia para quem realiza a obra: como menos tempo é gasto, é possível utilizar a mão de obra em outros projetos, finalizando mais obras em menos tempo.


Outro tempo é que o desperdício de materiais, de recursos e de entulhos pode ser reduzido em até um terço, o que também colabora para que a construção fique mais barata. De uma maneira geral, o custo-benefício é bastante interessante, com opções diversas de formas de pagamento. Ainda há economia quanto ao serviço de design, que está incluído e dispensa os custos relacionados ao arquiteto.

Sustentabilidade
A sociedade está cada vez mais preocupada em adotar práticas sustentáveis em todos os setores, encontrando formas de agredir menos o meio ambiente. A construção modular é uma forma que combina perfeitamente com o conceito de green building, que é justamente sobre métodos e técnicas de construção mais sustentável.


No caso desse método, como a construção dos módulos é feita sob demanda e de forma bem específica e controlada, a quantidade de entulhos gerados acaba sendo bem menor. Com isso, o gasto com recursos e com matéria-prima é inferior aos demais métodos.


Além disso, a construção modular está acima da alvenaria quanto ao impacto gerado no meio ambiente na demolição. Isso é possível, porque as edificações têm a possibilidade de serem transferidas para outro ponto, algo que torna o processo mais fácil e acaba desperdiçando menos recursos.