O “Ano Novo” bate à porta e para recebê-lo, as tradições, rituais e simpatias entram em cena! Alguns pulam sete ondas, outros comem lentilhas, uvas ou romã, e brindam com champanhe; outros usam roupas brancas e lingeries coloridas. Por costume, crença ou para não destoar da multidão, todos (ou quase todos) procuram por roupas novas para passar a virada externando aquilo que desejam para o ano vindouro.

Vamos combinar que 2020 não foi nada do que imaginamos. Muitos planos foram adiados, sonhos não foram realizados, ficamos distantes das pessoas que amamos e muitos perderam pessoas queridas. Acredito que o desejo de ano-novo seja unânime: que a vacina venha logo e a pandemia acabe (talvez esse seja o “desejo pela paz mundial” moderno). Mas também temos desejos pessoais e profissionais ardendo em nossos corações para o novo ciclo prestes a começar.

Sabemos que a cor influência direta ou indiretamente a percepção das coisas que nos cercam. Ela está presente na natureza, na decoração, nas construções, na publicidade, no entretenimento, enfim, ela molda tudo ao nosso redor. Uma frase famosa do psicanalista Carl Jung, diz: “As cores são a língua nativa do subconsciente”. Ou seja: respondemos emocionalmente e inconscientemente aos estímulos que as cores provocam.

O nosso cérebro identifica as cores e as transforma em sensações. Claro que essa impressão depende do contexto em que estamos inseridos e varia de acordo com a região em que moramos, nossa religião e a nossa cultura. Um exemplo disso é que, no Brasil, as noivas costumam usar branco, enquanto na China elas usam o vermelho. As cores têm significados e transmitem mensagens.  

Nada melhor do que inaugurar 2021 deixando bem claro o que você quer para o novo ano! Vamos conhecer os significados das cores mais usadas e arrasar no look da virada?

Azul

O azul é a preferida entre as cores. É a cor de todas as características boas e sentimentos bons que não estão sob o domínio da paixão. Significa:

Tranquilidade;

Serenidade;

Sabedoria;

Introspecção;

Inteligência;

Comunicação;

Confiança.

Vermelho

A cor de todas as paixões – do amor ao ódio! Enrubescemos de vergonha, de irritação ou por excitação. Pintamos os corações de vermelho, pois os enamorados acreditam que todo o seu sangue aflui ao coração. Seus significados são:

Paixão;

Coragem;

Força;

Energia;

Amor;

Poder;

Felicidade.

Amarelo

A cor que mais divide opiniões. Geralmente é mais apreciada pelas pessoas mais velhas do que pelos jovens – todas as cores luminosas vão sendo mais apreciadas com a idade. Significa:

Jovialidade;

Otimismo;

Iluminação;

Entendimento;

Confiança;

Autoestima;

Criatividade.

Verde

O verde é mais do que uma cor, o verde é a quintessência da natureza. É uma ideologia, um estilo de vida: consciência ambiental, amor à natureza, ao mesmo tempo a recusa a uma sociedade dominada pela tecnologia. O verde é a cor que tem mais variações e também tende a ser mais apreciada pelos mais velhos. Significa:

Harmonia;

Equilíbrio;

Restauração;

Juventude;

Sorte;

Esperança;

Saúde.

Branco

Ainda não existe um consenso se ele é ou não uma cor, pois no sentido da física, na Teoria da Óptica, o branco é a soma de todas as cores da luz. Sem dúvida é a mais procurada para o Réveillon e significa:

Princípio;

Novo;

Bem (contrário de mal);

Honestidade;

Paz;

Perfeição

Clareza

Laranja

A cor laranja recebeu esse nome por causa da fruta, considerada exótica no passado. A cor, portanto, tornou-se exótica. O nome dessa cor é tão fora do comum que não existe em alemão uma palavra que rime com “Orange” – nem em inglês. Significado:

Prazer;

Sociabilidade;

Inconformismo;

Originalidade;

Extroversão;

Proximidade;

Transformação.

Roxo

Essa cor também é conhecida como violeta e púrpura, variando apenas nas tonalidades. Era a cor dos que governavam na Antiguidade, a cor do poder. O lilás e o violeta são as cores mais raras na natureza. Seu significado é:

Espiritualidade/ Fé;

Refreamento/Sobriedade;

Luxo;

Autenticidade;

Vaidade;

Mistério;

Extravagância.

Rosa

O rosa é mais apreciado pelos jovens e crianças, principalmente pelas mulheres. É a única cor a respeito da qual ninguém pode dizer que desperta sentimentos negativos. Devo confessar que ainda é a minha cor preferida (risos!). Vamos aos seus significados:

Amor;

Gentileza;

Sensibilidade;

Sonho;

Romantismo;

Brandura;

Doce/ Delícia.

Dourado

Muito mais do que uma cor, também é conhecida como ouro pela semelhança com o elemento químico. Associado a dinheiro, sorte e luxo, é citada como a cor da beleza. Seus significados são:

Felicidade;

Segurança;

Abundância;

Lealdade;

Beleza;

Honestidade;

Riqueza.

Prata

A cor da velocidade, do dinheiro e da Lua. A prata é o metal precioso mais usado, pois é vinte vezes mais abundante que o ouro e é encontrado no mundo todo. Sua associação a velocidade é tanta que os carros de corrida da Mercedes Benz na cor prata são chamados de “flechas de prata”. Seus significados:

Velocidade;

Dinamismo;

Modernidade;

Intelecto;

Fluidez;

Espiritualidade;

Riqueza.

Esses são os significados das cores mais utilizadas nas comemorações de ano novo, sem deixar de fora os metalizados que estão sempre em alta nesta época. Obviamente, seu uso não garante que os desejos sejam alcançados, mas os efeitos psicológicos das cores não podem ser negados. E um tiquinho de fé e energia positiva não faz mal a ninguém. Não é mesmo?

Agora me conta: você já escolheu seu look para começar 2021, atraindo todas as boas energias possíveis?