“A OPOSIÇÃO QUER transformar a Ucrânia no 28º estado brasileiro” e “jogar tudo no colo do presidente, como uma nova pandemia”, desabafou na sexta-feira (25) o encarniçado governista Ciro Nogueira (foto), hoje entrincheirado na Casa Civil. Ciro rebateu as críticas às declarações em apoio a Putin proferidas pelo mais novo partidário da causa bolchevique, Jair Bolsonaro.

O episódio demonstra a inépcia do governo no trato da geopolítica internacional e também da local: sendo o Brasil composto de 26 estados, qual seria o 27º criado por Ciro? O Distrito Federal, como o próprio nome assevera, nunca foi estado, embora seja administrado por um governador.

* * * *

AUSPICIOSAS EFEMÉRIDES — Um dos assuntos mais fúteis (e consequentemente mais discutidos) que rolaram na semana passada foi o palíndromo. “O que é uma data palíndromo?”, destacou um telejornal na terça, 22/2, esclarecendo que se trata de uma data que pode ser lida da mesma forma também de trás pra frente, caso de 22022022.

Para astrólogos, “terapeutas vibracionais” e outros especialistas do gênero essa configuração, repleta de significados e sortilégios, é “quase mágica”. Mas em países onde a grafia do mês antecede o dia e o ano (0222222), como nos EUA? Os astros simplesmente não afetariam a vida dos norte-americanos? Depende da ortografia pra magia acontecer?

No início, o telejornal informou que o fenômeno vai se repetir “daqui a NOVENTA ANOS, então melhor você aproveitar agora”, provavelmente se referindo a 21/12/2112.  No final, porém, a apresentadora diz que o próximo evento será em 22/02/2222: “Pode colocar aí na sua agenda, faltam DUZENTOS ANOS”, frisou, excluindo agora, no entanto, o dígito zero.

Na verdade, o próximo "evento" similar ocorrerá em DEZOITO ANOS, aos 03/02/2030. Isso desconsiderando barra, hífen ou outra marcação necessária, e desprezando as normas do acordo ortográfico, segundo o qual os zeros à esquerda não são grafados.

 

 

Email: [email protected]
Twtt/Insta: @canaldonelio
Outros artigos: X-POILER
Siga o autor no FACE