General Mourão denuncia plano para transformar o Brasil num país comunista! Fiquem calmos, não há motivo para pânico, continuem lendo e vocês vão entender. O ano é 1937, Olímpio Mourão filho era um jovem Capitão do Exército Brasileiro e chefe do Serviço de Inteligência dos Integralistas. O grupo dos Integralistas era composto por fascistas, gente de extrema direita que odiava os comunistas, e tinham como líder um certo Plínio Salgado, jornalista e escritor, que tentou ser uma espécie de Mussolini tropical. Pois bem, sob as ordens de Plínio Salgado, o então Capitão Mourão escreveu o infame “Plano Cohen”, que resultou na ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas. 

            Resumindo muito a história, o fascista chefe queria que o Capitão Mourão escrevesse uma história fictícia sobre um plano de dominação do Brasil por forças comunistas. Assim Mourão redigiu o fantasioso Plano Cohen, uma conspiração de “judeus comunistas que iriam tomar o poder”, aniquilar o alto comando militar, acabar com a propriedade privada, entre outras coisas que assustam militares e a classe média que se acha rica. Mas como essa história falsa resultou numa ditadura? 

          Getúlio Vargas tinha eleições pela frente, queria ficar no poder, mas não queria passar pelo processo democrático do voto, o meio mais fácil seria a instauração de um regime autoritário. Sem entrar em detalhes (isso é uma coluna de jornal, não é uma aula de História), Getúlio acabou tendo acesso à obra ficcional do Capitão Mourão, o presidente que tinha intenções autoritárias e golpistas havia encontrado o motivo perfeito para um golpe de Estado! Getúlio usou a Voz do Brasil no rádio para denunciar a tentativa dos comunistas judeus internacionais de dominar o Brasil, e com esse pretexto o poder legislativo aprovou um Estado de Sítio decretado pelo presidente. Pouco prazo depois o legislativo entendeu o que se passava, Getúlio cercou o parlamento e o extinguiu. Os parlamentares entenderam tarde demais, pois já haviam dado ao presidente o poder de se tornar um ditador, e eles foram as primeiras vítimas da cobra que alimentaram. 

        Nos anos que se seguiram houve censura, prisões de opositores, tortura, execuções e todo tipo de violações de direitos humanos, tudo por causa de uma “fake news” de um capitão do Exército, e do medo irracional da ameaça “comunista”. Nos tempos de Getúlio a ameaça à democracia vinha do próprio presidente, e não de judeus comunistas, porém o povo crédulo e mal informado, acreditou na notícia falsa da invasão comunista. Em 1964 Olímpio Mourão Filho já não era mais um Capitão, havia alcançado o posto de General, e sua alucinação golpista se tornara mais forte. É nesse ano que ele deflagra o golpe militar que depôs Jango, afundando o Brasil em 21 anos de ditadura militar. E pensar que tudo começou com uma “fake news” de ameaça comunista! Qualquer semelhança com os dias atuais pode não ser mera coincidência! Afinal a “terrível ameaça comunista” continua sendo a justificativa da extrema direita para tentar fechar o STF e o Congresso, dando poderes ditatoriais ao Capitão Mor Jair Messias Bolsonaro. E temos que tomar muito cuidado com esses comunistas, pois já recebi mensagens de Whatsapp (de uma fonte que jamais mentiria), comprovando que eles comem carne de criancinhas nos seus churrascos, e usam células de fetos abortados para adoçar seus refrigerantes!