É sabido, conhecido, reconhecido, público e notório que o meio ambiente vem passando por diversos problemas, sobretudo no que tange a falta de conscientização das pessoas, a super exploração dos recursos naturais. 

A negação e o desrespeito por parte dos nossos governantes é algo descomunal, e pior, não somente dos nossos, existe a negação de governantes de outros países que são super poluentes, como é o caso do ex-presidente dos EUA.

Porém, esse problema tem sua Gênese na própria história evolutiva da Terra, e na relação que o homem desenvolve com o meio ambiente, desde então. 

O ser humano do gênero Homo surgiu na Terra há aproximadamente 2,5-3,2 milhões de anos (segundo a teoria evolutiva). Inicialmente o ser humano era um ser coletor, social e nômade. Essa relação que o ser humano tinha com o meio era, e é até hoje, uma relação de exploração, todavia neste tempo, de forma sustentável. 

Posteriormente a essa época, aconteceu a fixação do homem à Terra, e a criação da agricultura! Foi a partir deste tempo, que o ser humano começou a explorar cada vez mais o meio ambiente, sobretudo com a criação do comércio dos bens naturais e da moeda. 

O homem passou a ser o “dono”, tendo a “posse” da terra. E a partir da agricultura surgiu, então, uma relação de divisão de “castas” e classes sociais, diferenciando os que eram donos dos que não eram donos, em função da exploração do meio ambiente.

Caminhando um pouco no tempo, outro marco importante foi a criação de vilas e cidades, onde com aglomeração dos seres humanos houve uma intensificação da exploração ambiental e o acréscimo na produção de efluentes e lixo, e por consequência e incidência de um número maior de doenças. 

Outro fato posterior, que há de se destacar, foi Revolução Industrial, onde houve a “revolução dos processos”, saindo da manufatura para industrialização dos produtos. Criação em larga escala de bens de consumo, impulsionando, assim, de forma mais afirmativa o que conhecemos hoje como “consumismo”. 

Atualmente vivemos a “revolução tecnológica”, onde tudo está na palma da mão, em um pequeno smartphone. Porém, me questiono?! - Depois de tanta evolução, a nossa relação com o meio ambiente melhorou, se há ainda gente no mundo passando fome? 

Na verdade, não. Só tem piorado pois, a exploração está cada vez mais massiva cada vez mais constante em função da ganância cega e desvirtuada dos homens!

E pior ainda do Negacionismo! 

A evolução, segundo Winkts (1983) corresponde, portanto, ao desenvolvimento das coisas ou dos organismos, através do qual passam gradualmente de um estado para outro, havendo melhorias. 

Há algo errado! Ou no processo, ou no conceito! 

A reflexão é livre!

 

 PEREIRA, Saulo Gonçalves. A relação do Homem X Natureza. 2021. Disponível em: https://patoshoje.com.br/blog/a-relacao-do-homem-x-natureza-67809.html. Acesso em: dia, mês, ano.

 

 

 

Repost: de PEREIRA, S. G. A relação do Homem X Natureza. Folha P. 2017.